sexta-feira, 10 de abril de 2015

Teresinense realiza trabalho de reciclagem com pneus e cria obras de arte

Cabeleireiro e artesão trabalha por encomenda e faz desde cadeiras, a sandálias e chaveiros de pneus velhos

Repórter: Nataniel Lima Publicado por: Nataniel Lima09/04/2015 14h57 - Atualizado em 09/04/2015 15h19

























O que você faria se achasse um pneu de carro, caminhão, motocicleta ou bicicleta jogado na rua? Alguns, certamente, o ignorariam. Porém, há aquelas pessoas que não deixariam que o produto oriundo do petróleo se desintegrasse ali. Afinal, so tempo de decomposição de um pneu é de pelo menos 600 anos.
No entanto, nas mãos de um artista, o pneu pode ganhar uma nova utilidade. Seja ele liso, careca, borrachudo, velho, novo, pequeno ou grande. É o que pensa Valter José Ferreira Filho – ou Valtim, com é mais conhecido -, 36 anos, cabeleireiro, artesão e pai de dois filhos que há pouco mais de um ano solta a imaginação quando cria verdadeiras obras de arte e utensílios com pneus.
Pneus se transformam em móveis que dão um toque diferente a sua residência; Foto: Valter Filho
“Eu não faço isso por uma questão financeira, mas faço por uma questão ecológica”, conta Valtim. O cabeleireiro consegue transformar pneus sem utilidade em mesas, cadeiras, animais, sofás e em muito mais, simplesmente com a ajuda da sua criatividade.
"É gratificante", diz Valtim; Foto: Jadson Osório/ O Olho
15 anos atrás, de acordo com Valter Filho, surgiu a vontade de fazer arte. A princípio, ele criava imagens aleatórias em argilas, madeira e etc. “Foi então que eu tive a ideia de começar a usar os pneus como matéria-prima. Achei mais interessante trabalhar com eles”, detalha Valter Filho.
Quando começou, Valtim conta que suas criações eram dadas de bom grado para algumas pessoas, mas com um tempo viu a oportunidade de uma renda extra. “Embora o resultado ecológico seja bem mais gratificante. Olha, você andar pelas vias de Teresina e ver os pneus nas ruas e avenidas é nojento”, afirma. “Eu até me interesso em vender, mas é mais gratificante retirar os pneus do meio ambiente e deixar a cidade limpa. Embora eu venda algumas peças”, completa.
Personagem do filme "Meu Malvado Favorito" feito pelo cabeleireiro sob encomenda; Foto: Valter Filho
PRODUÇÃO É FEITA POR ENCOMENDA
Desde que começou a fazer esse tipo de arte, Valter Filho tem a feito de forma autônoma. “Não produzo diariamente. É tudo feito por encomenda. As pessoas veem algo na internet ou têm alguma ideia me passam e eu faço”, revela. O cabeleireiro já possui uma clientela fixa, tendo, inclusive, um deles como parceiro.
"É mais gratificante retirar os pneus do meio ambiente e deixar a cidade limpa", Valter; Foto: Nataniel Lima/ O Olho
DE CLIENTE A PARCEIRO: PROMOTOR DE JUSTIÇA 
O promotor de justiça da Procuradoria Geral de Justiça, Francisco Jesus Lima, amigo e novo parceiro de Valter Filho, se tornou cliente do cabeleireiro e prometeu a ele uma parceria que levaria seu trabalho ao reconhecimento.
Residencia do promotor com algumas das peças feita por Valter; Foto: Reprodução/ Facebook
“Faço muitas peças para ele. É um cliente que tem me ajudado muito. Através dele estamos conseguindo realizar uma parceria com o Ministério Público do Piauí, onde vamos começar com um curso no Sest Senat. Lá eu vou ensinar algumas técnicas para que outras pessoas aprendam também”, detalha.
“DOU ATÉ 10,00 REAIS PARA OS ‘AMIGOS’ NÃO QUEIMAREM OS PNEUS”, DIZ VALTIM
Valter Filho flagrou o momento em que alguns pneus eram queimados por populares na zona Sul de Teresina
Segundo Valter Filho, a matéria prima das suas criações, o pneu, é adquirido por ele próprio e amigos que trabalham em oficinas. “Aqui perto de casa tem um lixão, que era para ser um loteamento, mas o pessoal usa para despejar lixo. Muitos deixam pneus lá e eles acabam sendo queimados, vou lá e recolho antes que isso aconteça”, pontua o artesão.
“Certa vez, descobri que alguns usuários de drogas estavam queimando os pneus para usar os fios, arames que ficam entre as borrachas para vender na sucata a fim de obter um dinheiro. Para que eles não fizessem isso, dou até 10 reais para os ‘amigos’ não queimarem os pneus”, diz o cabeleireiro.
“Não produzo diariamente. É tudo feito por encomenda", diz o cabeleireiro; Foto: Valter Filho
Valter José Ferreira Filho já expôs sua arte em uma escola e no Rio Poty Hotel para que as pessoas conheçam o trabalho ecológico que ele realiza. Segundo Valtim, até onde ele tem conhecimento, apenas outra pessoa trabalha com esse tipo de arte em Teresina, mas que, diferente dele, só produz um tipo de peça.
Para entrar em contato com Valtim e conhecer melhor o trabalho do artesão, basta ligar para o número (086) 8842-0636.
“São produtos ecologicamente corretos de fabricação inteiramente piauiense, É nosso, é daqui...”, frisa Valter José Ferreira Filho.
"É importante frisar que eu aproveito tudo. Tudo mesmo. Até uma tira de borracha se aproveita. Outra vez vi um 'F' em um pneu e já pensei em um chaveiro", Valtim.
Veja mais peças feitas pelo artesão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário