segunda-feira, 20 de abril de 2015

Professores de Inhuma protestam contra "retrocesso na educação"

Em entrevista ao GP1, A secretária municipal de Educação, Nilcimar Correia, contestou as denúncias dos professores.

RAYANE TRAJANO, DO GP1
Atualizada em 20/04/2015 - 11h28
Professores da rede municipal de ensino da cidade de Inhuma realizaram protesto na manhã desta segunda-feira (20). A categoria protestou contra um “retrocesso na educação” da cidade.  
Imagem: GP1Professores realizam manifestação em Inhuma (Imagem:GP1)Professores realizam manifestação em Inhuma
A classe pede melhores condições de trabalho e se posiciona contra o fechamento de escolas na zona rural do município. “Desde 2008, foram fechadas 16 escolas na zona rural de Inhuma.”, informou a professora Socorro Ferreira.
 
Também sindicalista, Socorro afirmou que a carga horária excessiva de trabalho massacra os professores, principalmente aqueles que lecionam na zona rural. “Eu sou professora de 40h, mas trabalho cerca de 54h, sem ganhar nada a mais. Nem o acréscimo de insalubridade pelo meu deslocamento para as escolas”, relatou a professora.
Imagem: GP1Professores realizam manifestação em Inhuma (Imagem:GP1 )Professores realizam manifestação em Inhuma 
O transporte e a estrutura das escolas também são precários, segundo a categoria. “Nenhuma escola de Inhuma tem estrutura necessária. São carteiras quebradas, turma superlotadas, é um verdadeiro retrocesso na educação”, enfatizou Socorro Ferreira.
Imagem: GP1Professores realizam manifestação em Inhuma (Imagem:GP1)Professores realizam manifestação em Inhuma 
O movimento acontece desde as 8h, percorrendo as principais ruas do centro da cidade.

Outro lado 

Em entrevista ao GP1, A secretária municipal de Educação, Nilcimar Correia, contestou as denúncias dos professores sobre a carga horária e os salários. Segundo ela, houve valorização da categoria, durante sua gestão. “Quando eu assumi, os professores não tinham plano de carreira e eu implantei o plano de cargos e salários. Os pagamentos nunca foram atrasados, nós temos até o dia 10 para pagar, mas eu sempre pago dia 27 ou 28 do mês anterior”.

Sobre as escolas fechadas, a secretária justificou a falta de alunos e a junção de séries. “Eu fechei e vou continuar fechando enquanto for preciso. Uma turma com quatro ou cinco alunos é impossível manter. As turmas multiseriadas prejudicam o aprendizado dos alunos”, explicou Nilcimar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário