terça-feira, 14 de abril de 2015

Steiner prevê que em 2025, Piauí terá mais aposentados que ativos na Previdência

O presidente do IAPEP Saúde, Marcos Steiner, confirmou que se aprovada a alteração proposta pela reforma administrativa, ele ficará à frente da Superintendência de Previdência, que passará a ser parte da Secretaria de Administração. Steiner esclareceu que o objetivo do cargo será arrecadar recursos para diminuir o déficit da Previdência Social, que em março fechou em R$ 55 milhões.
"Mesmo estando na Secretaria de Administração, o superintendente vai gerir toda a questão previdenciária. A estimativa é que até 2025, entre 30% e 50% dos servidores estarão aposentados. Então, é evidente que esse déficit não vai acabar, mas temos ideias para diminuir o problema", pontuou o gestor, acrescentando que atualmente há 39 mil aposentados e pensionistas no Estado, diante de 52 mil ativos. "Até 2025, teremos mais aposentados que ativos", completou.
Steiner contabilizou que, juntos, o IAPEP Saúde e o Plamta têm mais de 390 mil beneficiários. "Do total, 85% do IAPEP trabalha Saúde. Apenas 15% é Previdência", ressaltou.
Soluções para o problema
Steiner destacou duas alternativas que ele considera úteis para melhorar a arrecadação da Previdência. A primeira delas é utilizar os imóveis urbanos e rurais do Estado para compor um fundo de investimentos e atrair recursos através do agronegócio. A segunda opção será usar as margens das rodovias estaduais como ativos do fundo gestor da Previdência. "Tudo isso está sendo estudado, mas é preciso focar na solução e ter mais agilidade", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário