terça-feira, 7 de abril de 2015

Franzé anuncia investigar governos passados, mas apoia ex da Fazenda

Um dos problemas quando se começa a falar demais é ser atropelado pelas próprias palavras e ter que falar mais ainda para explicar o que antes se disse. Aí já viu. Era mais ou menos o que pregava o pensador e filósofo chinês Confúcio: “aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos”.
O secretário de Administração, conhecido por Franzé, não tem agido muito condizente com esse conselho. O homem público mais poderoso do governo Wellington Dias e que tem muito a atrair para sua gestão e Gestão, tem alardeado aos sete ventos que está investigando os governos Wilson Martins e Zé Filho, e que os resultados das investigações serão formalizados.
Mais: que um dos principais focos dessas investigações está no mês de dezembro último, quando o secretário de Fazenda era logo quem, Neto Carvalho.
O mesmo Neto Carvalho que hoje o governo de Franzé e ele próprio está ajudando de forma veemente a reconduzir para a presidência do Conselho de Contribuinte, aquele órgão similar ao Carf - que está envolto em uma gigantesca operação da Polícia Federal em âmbito nacional.
NETO CARVALHO REPRESENTA A SECRETARIA DE FAZENDA
Ora, como é que os governos passados eram corruptos e o então secretário de Fazenda - justamente do mês que Franzé aponta como um dos mais corruptos: dezembro último - está sendo reconduzido para a presidência do Conselho de Contribuintes como o principal representante da Secretaria de Fazenda?
O Conselho em questão é um órgão administrativo de julgamento, em segunda e última instância, dos processos de natureza fiscal e tributária. Ou seja, julga os recursos daqueles autuados de forma infracional em desvios e sonegação de tributos.
O órgão constitui-se de forma paritária de representantes do Fisco Estadual e de entidades representativas dos contribuintes, como a Associação Comercial do Piauí, a Associação Industrial do Piauí e a Federação da Agricultura do Piauí.
NETO CARVALHO ENTÃO FOI “SANTIFICADO”?
Foi justamente a esse tipo de atitude para a qual o deputado estadual Robert Rios (PDT) chamou atenção em seu discurso na manhã desta última segunda-feira (6) na Assembleia Legislativa.
O parlamentar argumentou que quem era de governos passados e mudou de lado, aderindo ao governo atual, foi “santificado”, quem não aderiu, anda sendo “demonizado”.
Como se vê, ao ser mantido no posto de presidente do Conselho dos Contribuintes – órgão de grande relevância no controle da legalidade, notadamente dos processos oriundos de autos de infração dos tributos administrados pela Secretaria de Fazenda – Neto Carvalho deixa de ser suspeito aos olhos de Franzé, e passa a será perdoado e elevado ao posto de “santo”, mesmo tendo sido o secretário responsável pelos pagamentos do mês apontado como um dos mais corruptos, dezembro último.
Ou Frazé terá peito para expurgar aqueles a quem ele chama de ‘corruptos’ do seu governo? Comece por Neto Carvalho, então. Porque embora ele seja eleito para o Conselho de Contribuintes, ter um agente público atuando num posto de tamanha envergadura com essa pecha, passará a não ser bem visto por quem paga impostos.
Repórter: Rômulo Rocha
Publicado Por: Rômulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário