sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Prazo de todos os concursos do Estado será prorrogado

Ainda como repercussão da crise financeira, o Estado já descartou convocações de candidatos aprovadas em concursos públicos este ano. Para que os candidatos não sejam prejudicados, o Governo vai prorrogar a validade dos prazos para convocação dos mesmos.
“O governador já nos autorizou a prorrogar todos os concursos que estão próximos ou irão vencer em breve. Ele sabe da necessidade de chamar os aprovados e é sensível ao esforço dos concurseiros, que fizeram investimento e perderam várias noites estudando para a aprovação. Contudo, não adianta chamar os aprovados e logo em seguida anunciar o atraso na folha de pagamento”, justificou o secretário de Administração, Francisco José Silva, o Franzé.
Estão aguardando ser chamados aprovados nos concursos dos Bombeiros, Polícia Civil, professores, técnicos-administrativos e também trabalhadores da Secretaria Estadual de Planejamento. “Hoje está difícil garantir o pagamento da folha. E precisamos mantê-la em dia, pois caso contrário iria prejudicar os próprios servidores e a economia local”, comentou. (Robert Pedrosa)
Mais cortes
O governador Wellington Dias (PT) prevê que 2016 será um ano muito difícil para as finanças piauienses e, por isso, já autorizou a equipe econômica estadual a refazer novamente o orçamento para 2016, devido às constantes quedas das receitas públicas. Para isso serão necessários mais cortes nos gastos do Estado e Wellington disse que irá fazê-los.
“Estamos reprogramando todas as despesas. Tem veículo demais? Reduz. Vamos fazer economia de combustível, na área de comunicação e na área relacionada ao custeio. Para não desequilibrar o Piauí, a gente tem que ter muita responsabilidade. Doa a quem doer. Sei que podem ficar zangados. As pessoas às vezes não entendem, mas temos que ter responsabilidade com o Estado”, disse o governador, durante solenidade no Parque Vitória, na zona Sul de Teresina.
Wellington Dias explicou que foram os ajustes feitos no início do ano, com corte no orçamento de 2014, que permitiram o Estado não atrasar a folha de pagamento dos servidores, sendo uma das poucas unidades da Federação que está nessa situação. ”11 estados do Brasil já atrasam salário e tem mais oito dizendo que vão atrasar nos próximos meses. E eu ainda como governador estou podendo ainda dizer que o Piauí está fora disso”, comentou.
Para manter o equilíbrio financeiro do Estado, o governador tem procurado parcerias com empresas privadas nacionais e estrangeiras para que façam investimentos no Piauí. “Para dar um exemplo, tivemos várias reuniões, nessa área de energia, saneamento, telecomunicação, com empresários da China, para encorajá-los a investir no Piauí, pois o Piauí é um lugar que tem ume economia forte, crescente”, concluiu.
Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário