quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Cidade de Água Branca/PI terá Unidade de Tratamento de Resíduos

O município de Água Branca, no Piauí, prepara-se para transformar todo o sistema de recebimento e tratamento do lixo doméstico. O município está na fase final da preparação da Unidade de Tratamento de Resíduos, que irá substituir o antigo lixão a céu aberto da cidade. 

Em uma parceria público-privada (PPP), a empresa Ecotrade será a responsável pela exploração, reciclagem e redistribuição do material recolhido. A prefeitura cedeu os três hectares de terreno do antigo lixão e a empresa se responsabilizou também pela construção dos galpões e lagoas de tratamento. 

A cidade, atualmente, recolhe 24 toneladas de lixo por dia. O prédio da nova Unidade terá dois galpões de separação do lixo e duas lagoas para o tratamento do chorume, líquido expelido pelo acúmulo dos resíduos. Um biodigestor também será instalado. Esse equipamento se utilizará do gás metano, produzido pelo chorume do lixo, para gerar energia que poderá ser revendida para empresas e gerar lucro. “A população vai sentir os efeitos dessa nova realidade na questão dos resíduos sólidos em Água Branca. Tanto a nova Unidade de Tratamento quanto a finalização de mais uma das fases do tratamento do esgoto trarão um benefício enorme à saúde dos aguabranquenses”, enfatiza Valmir Sales, secretário de Obras do município. 

Com esta ação, a Prefeitura de Água Branca se enquadra às exigências estabelecidas pela lei 12.305, de 2010, que determina que todos os municípios brasileiros extingam os seus lixões e os substituam por aterros sanitários. As medidas punitivas para as prefeituras que descumprirem a lei dentro do prazo estabelecido é a suspensão de repasses do governo federal ao município.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário