sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jornal Hoje: Bom Jesus-PI, a cidade com a maior proporção de doutores

reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, esteve na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, para registrar uma marca importante: o título de cidade com mais doutores por habitante de todo o Brasil. A reportagem de Neyara Pinheiro foi exibida na edição desta sexta-feira (19/09).
Rafael Maschio, que mora na cidade, acabou de concluir um doutorado em agronomia. “Feliz por ter conquistado o titulo de doutor, ao todo foram juntando graduação, mestrado, doutorado foram onze anos de estudo. Então não é fácil, mas feliz e aliviado por ter concluído."
O número de doutores na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, é cinco vezes maior do que a média nacional. No Brasil existe um doutor para cada 1,6 mil habitantes. Em Bom Jesus, é um doutor para cada 306 moradores. A maior concentração deles está no campus da Universidade Federal do Piauí.
jh1.png
Hoje 60% do quadro de professores da universidade são de doutores e esse percentual deve aumentar até dezembro, porque novos professores vão ser contratados.
A universitária Elyzama Lima Santos que faz ciências biológicas está disposta a correr atrás do título tão cobiçado. "Temos vários professores que são doutores. E, eles dão aula de uma forma diferente, que vai cativando cada vez mais o aluno. Então, essa vontade, essa alegria que nos leva a querer esse título de doutor."
jh5.png
O agrônomo Gabriel Barbosa da Silva foi o primeiro aluno formado na universidade a conquistar o título de doutor.
"O campus tem qualidade, qualidade de ensino, qualidade de pesquisa e o campus hoje mostra que a gente saiu daqui, conseguiu fazer mestrado aqui e fazer doutorado fora sem ter dificuldades”, diz o doutor em agronomia, Gabriel Barbosa da Silva.
As pesquisas, as quais Gabriel se refere, quase todas são voltadas para o agronegócio, que é o ponto forte da economia local. Essas oportunidades atraem doutores de várias partes do Brasil.
jh3.png
A professora Luciana Barbosa Silva é do Mato Grosso do Sul, há cinco anos ela passou num concurso e foi trabalhar na universidade. A professora está pesquisando o comportamento de uma praga que ataca a plantação de soja.
"Ao plantar a soja ele vai saber como plantar, de que forma plantar, quais produtos utilizar para que ele não tenha prejuízo com a lagarta”, diz a professora.
jh4.png
jh6.png
jh7.png
jn2.png
Fonte: Com informações do G1
Publicado Por: Apoliana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário