quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Audiência debaterá problemas no aterro sanitário e destinação do lixo

De acordo com estudo divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), seis em cada dez municípios brasileiros continuam depositando lixo e demais resíduos em locais inadequados. Diante da problemática, que também é recorrente em Teresina, o vereador Inácio Carvalho (PP) está propondo a realização de uma audiência públicapara tratar da problemática do aterro sanitário de Teresina, bem como da correta destinação do lixo na cidade.
“Teresina tem apenas um aterro controlado, que não é a mesma coisa de aterro sanitário. Este espaço atende toda a demanda de lixo produzida pela população da capital, recebendo cerca de 800 toneladas de lixo por dia. A destinação correta do lixo é um tema atual e mais que importante para o meio ambiente e a saúde da população e do planeta. Cerca de 20% do material que vai para os aterros é constituído de material reciclável que poderia ter ficado em cooperativas nos locais de origem do lixo. Geraria emprego e renda e ainda aumentaria a vida útil do aterro, por exemplo”, defende Inácio Carvalho.
Durante o encontro, será avaliado o planejamento do município em relação à participação de cooperativas ou associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formados por pessoas físicas de baixa renda, além de averiguar ações que objetivem implantar o sistema de compostagem pra resíduos sólidos orgânicos.  
A situação em que se encontra a implantação da coleta seletiva na cidade e a destinação dos resíduos da construção civil, gerados nas reformas e demolições de obras, também será um dos temas em discussão, tendo em vista a necessidade de formação de um cadastro de empresas e associações que tenham interesse em receber determinados tipos de resíduos para posterior reaproveitamento. “Tal medida evita o acúmulo de lixo em lugares impróprios, além de promover a prática da reciclagem”, acrescenta o vereador.  
Serão convidados para a audiência pública representantes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Ministério Público, Associações de reciclagem de lixo, o engenheiro Cid de Castro Dias, entre outras autoridades envolvidas com o assunto. 
Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário