sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Aterro sanitário de Teresina recebe 800 toneladas de lixo por dia e tem poucos anos de vida útil

O vereador de Teresina/PI, Inácio Carvalho (PP), ocupou a tribuna para alertar a sociedade em relação ao manejo dos resíduos sólidos que são despejados diariamente no aterro sanitário de Teresina, contabilizando um total de 800 toneladas por dia. Além da grande quantidade de lixo produzida, o parlamentar também alerta para o depósito de resíduos em locais incorretos, além da falta de incentivo da gestão municipal às cooperativas de reciclagem.“60% dos municípios brasileiros, incluindo Teresina, não cumpriram os requisitos impostos pela Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões a céu aberto e dos aterros controlados, como é o caso do nosso que está com os dias contados, transformando-os em aterros sanitários que adotam o correto tratamento do chorume. O despejo dessa substância não polui somente a área onde se localiza o aterro, pois se espalha por meio dos lençóis freáticos. Temos que avançar nessa política, pois não podemos ficar a mercê da expansão da poluição”, argumenta Inácio Carvalho.

Diante da problemática, o parlamentar está propondo a realização de uma audiência pública para tratar dos problemas existentes no aterro sanitário de Teresina, bem como da correta destinação do lixo na cidade. O encontro reunirá especialistas no assunto, além de representantes do poder público municipal, no dia 25 de setembro, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Teresina. Na oportunidade, pretende-se definir ações a serem implantadas na capital para conter a expansão da poluição decorrente da má destinação do lixo.

O planejamento do município em relação à participação de cooperativas ou associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, formados por pessoas físicas de baixa renda; a situação em que se encontra a implantação da coleta seletiva na cidade; e a destinação dos resíduos da construção civil, gerados nas reformas e demolições de obras também serão temas a serem discutidos na audiência pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário