sexta-feira, 19 de junho de 2015

Secretaria da Educação anuncia projeto para melhorar Ideb das escolas. É ver para Crer!!!

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e o Instituto Unibanco realizam, nesta sexta-feira (19), solenidade para anunciar o início da nova fase do projeto Jovem de Futuro, as ações e expectativas do programa para os próximos quatro anos. O evento será realizado no hotel Blue Tree, a partir das 8h.

O projeto tem o objetivo de melhorar o desempenho educacional dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí. Com isso, a intenção da Secretaria é também aumentar a posição do Estado no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), subindo do atual 18º lugar para o 12º, em 2017.
Imagem: Lucas Dias/GP1Rejane Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Rejane Dias

O Jovem de Futuro é um projeto criado pelo Instituto Unibanco, que consiste na implementação de uma metodologia de gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem. Um dos diferenciais do projeto para os próximos anos no Piauí é o estabelecimento de metas anuais para a rede e para cada escola, além da criação de um processo de monitoramento de resultados trimestrais. A pactuação das metas do Jovem de Futuro também será realizada nesta sexta-feira, durante o evento.

O projeto implementa um circuito de gestão nas escolas apoiado por técnicos das Gerências Regionais que receberão formação presencial e a distância, além de material pedagógico e um sistema informatizado de gestão.

No Piauí, o projeto contemplará todas as escolas estaduais do Ensino Médio com mais de 100 alunos, entre 2015 e 2018.  A fase 2015-2016 terá 139 escolas em 15 regionais do Estado e o período 2017-2018 agregará o restante das escolas.

O Jovem de Futuro


O Jovem de Futuro foi criado pelo Instituto Unibanco em 2007 com a premissa de que a gestão escolar de qualidade, orientada para resultados, pode proporcionar um impacto significativo no aprendizado dos estudantes do Ensino Médio.

O projeto disponibiliza diferentes instrumentos que oferecem suporte para o trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino. Os profissionais envolvidos no projeto recebem uma formação, composta de módulos presenciais e a distância. A proposta é relacionar o conceito de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem com as práticas escolares para que eles possam planejar, executar, monitorar e avaliar as ações da escola, com base nos objetivos almejados.

O Instituto Unibanco também presta assessoria técnica à Secretaria de Educação dos estados envolvidos, fornecendo instrumentos e produzindo análises que apontam caminhos para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes.

O Jovem de Futuro está presente no Piauí e nos estados do Espírito Santo e Pará. Em Goiás e Ceará, o projeto é desenvolvido em parceria com o Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi), do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário