terça-feira, 23 de junho de 2015

Governo contrata FGV para monitorar obras em todo o Piauí De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, serão mais de 40 obras prioritárias monitoradas pela FGV

O Governo do Estado contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para monitorar obras no Estado nos próximos dois anos. De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, serão mais de 40 obras prioritárias monitoradas pela FGV. A parceria irá ocorrer por meio de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e o Escritório de Monitoramento de Projetos Multidisciplinares da FGV, pelo prazo de 24 meses.
FGV apresentou metodologia de trabalho durante reunião com gestores Foto:Cristal Sá/Ascom
Merlong Solano afirma que o objetivo é resolver os problemas de atraso de obras em todo o Estado. O secretário afirma que a prioridade será obras de infraestrutura e mobilidade urbana. “O governador resolveu optar por essa parceria. Ela irá identificar as providências que devem ser tomadas em cada obras estratégicas no Estado”, destacou.
A parceria demonstra que as secretarias estaduais não possuem condições de monitorar as obras no Estado. Apesar do Estado possuir quase 20 pastas, o Governo ainda necessita contratar uma Fundação para fazer esse trabalho de monitoramento. Serão monitorados mais de R$ 2 bilhões em obras. 
O convênio rá ocorrer por meio da criação do Sistema de Informações Gerais (SIG) integrado ao Sistema de Monitoramento de Obras (Simo). “Será criado o Sistema de Informações Gerais (SIG), integrado ao Sistema de Monitoramento de Obras (Simo), para acompanhar inicialmente 44 ações, consideradas fundamentais para o Piauí. A maioria é das áreas de mobilidade urbana, construção de unidades hospitalares e escolares, adutoras, esgotamento sanitário. O nosso objetivo é que elas sejam executadas com o máximo de agilidade possível”, afirmou.
LEVANTAMENTO
Durante a reunião, o coordenador de Projetos da FGV, José Eduardo Quintella, fez uma explanação sobre como os trabalhos serão conduzidos, a começar pelo registro fotográfico da atual situação de cada uma das obras. Já o consultor de projetos da FGV em Teresina, Joaquim Bezerra, explicou que o próximo passo será a realização de reuniões em separado com cada órgão já a partir da próxima quarta-feira.
“Os gestores devem participar ativamente, colocando essa parceria como ponto importante de gestão. É necessária a definição de um técnico responsável por intermediar a relação com a FGV, fornecendo informações necessárias e repassando o andamento das ações”, frisou Merlong Solano.
A FGV vem realizando trabalho semelhante junto ao Governo do Ceará, monitorando a destinação de mais de 4,15 bilhões de reais em investimentos aplicados em 180 municípios cearenses. “A nossa missão é produzir informações rápidas, antever riscos para evitar possíveis problemas e garantir eficiência de gestão”, pontuou José Eduardo Quintella.
OBRAS PRIORITÁRIAS
O Hospital Regional de Picos, Rodoanel de Teresina, Viaduto da Avenida Miguel Rosa, Nova Maternidade de Teresina, Adutora do Sudeste Piauiense, duplicação e restauração da BR 316 e da BR 343. Essas são algumas das mais de 40 obras prioritárias que serão monitoradas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário