quarta-feira, 15 de julho de 2015

Secretário se diz chantageado por advogado

De Redação do Portal AZ

O Secretário Estadual do Meio Ambiente Ziza Carvalho (foto) denunciou nesta quarta-feira (15) que está sendo chantageado pelo advogado Cleanto Jales, devido a uma negativa de licenciamento ambiental para a empresa Remanso Construtora e Mineradora instalar um aterro sanitário em Teresina. A Remanso Mineradora tem como principal acionista o empresário João Marcello de Macedo Claudino. A denúncia está disponibializada na página da Semar do Facebook.

O caso foi encaminhado para a Procuradoria-Geral do Estado, e uma representação foi feita para que o Ministério Público apure possível prática de crime contra a administração. Ziza diz textualmente: "Pelo fato da licença não ter sido liberada no tempo e modo desejado pelo advogado passei a sofrer ameaças tanto de sua parte como do portal OOlho, de sua propriedade".



De acordo com Ziza o advogado teria ido ao seu gabinete na Semar dizendo-se proprietário do Portal O Olho, e representante do Grupo Claudino, afirmando que possuía um processo de licenciamento ambiental de seu interesse tramitando no órgão. O gestor afirma que teria pedido ao fiscal ambiental que analisasse com rapidez o pedido. 

O técnico responsável entretanto detectou várias irregularidades no processo de licenciamento e requereu diversas condicionantes no EIA-RIMA apresentado, além de solicitar a realização de audiência pública, uma vez que se trata de um empreendimento de alto impacto ambiental, um aterro sanitário a ser construído em Teresina.


Advogado Cleanto Jales

“Pelo fato da licença não ter sido liberada no tempo e modo desejado pelo advogado passei a sofrer ameaças tanto de sua parte como do portal Oolho, de sua propriedade, através de reiteradas matérias jornalísticas com o intuito de denegrir a minha imagem e desestabilizar a minha gestão à frente da pasta ambiental, além de mensagens de celular (todas em meu poder) e ligações ameaçadoras à minha assessoria de imprensa”, afirmou o gestor por meio de nota. 

Ao Portal AZ, Ziza Carvalho também denunciou que através de mensagens pelo whatsapp Cleanto Jales teria feito várias ameaças e sempre se insinuando com influência no grupo empresarial em questão e dentro do governo. As matérias publicadas no portal do qual se diz proprietário visam, segundo Carvalho, desestabilizá-lo, intimidá-lo e levar o governador Wellington Dias a exonerá-lo. 

Pelo Whatsapp as ameaças chegavam também à assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente, jornalista Ana Célia Aragão. "Nessas mensagens ele se referia sempre ao 'meu patrão' que não aceitaria a demora na decisão sobre o licenciamento pretendido. 

Procurador do Estado de Goiás, desde 2001, Ziza Carvalho confirma ainda que em razão desses fatos, o pedido foi suspenso. “Determinei a suspensão do licenciamento ambiental solicitado e a remessa dos autos à Procuradoria-Geral do Estado para análise de possíveis responsabilidades pela forma vil de achacar um servidor público, além de representação ao Ministério Público para apurar possível prática de crime contra a administração”, comentou. 

Remanso Mineradora

A empresa que requereu o licenciamento para atuar no ramo de resíduos sólidos (aterro sanitário) é aRemanso Construtora e Mineradora Ltda que tem na sua composição societária João Marcello de Macedo Claudino com 50% de participação, Romilso Nery Dantas (45%) e João Bosco Galiza (5%). 

No requerimento, datado de 21 de março de 2013, a empresa Remanso Mineradora requer licença ambiental para a instalar uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (Aterro Sanitário) em Teresina. 

Veja abaixo a nota de esclarecimento de Ziza Carvalho 


A resposta do advogado Cleanto Jales 
O Portal AZ entrou em contato com o advogado Cleanto Jales, que, inicialmente, disse que tudo não passava de mentira e negou que tivesse ido ao gabinete do secretário Ziza Carvalho para chantageá-lo. Além disso, Jales também negou ter se apresentado como proprietário do portal O Olho. 

Na hora em que falava com repórter do Portal AZ, Cleanto demonstrava que não tinha lido a nota expedida pelo secretário Ziza Carvalho e se monstrou indignado ao saber da informação. "Me liga daqui a pouco, irei ler a nota", disse ele.

Alguns minutos depois, ele confirmou: “Eu realmente fui até o gabinete do secretário, mas eu não sou dono do portal O Olho e nem cheguei lá dizendo isso. Muito menos fiz chantagens ou ameaças a ele. O que consta nessa nota é mentira, pois, fui apenas como advogado da empresa que está solicitanto licenciamento ambiental para a Secretaria” afirma o advogado.

Veja abaixo o documento da Remanso Mineradora que pede o licenciamento ambiental para construir Aterro Sanitário em Teresina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário