domingo, 5 de julho de 2015

Fábio Novo garante investir nas tradições culturais do Piauí

Fábio Novo, recém empossado Secretário de Estado da Cultura, garante que irá investir em planejamento na área da cultura piaueinse com a elaboração de grandes projetos. Ele disse que vai trabalhar em alguns eixos, e enfatizou que entre suas metas está o resgate de marcas e tradições culturais que, ao longo do tempo, estão se esvaindo.
                 Fábio Novo e Wellington Dias. Foto: Jorge Henrique Barros
O secretário falou que, em Oeiras, vai desenvolver o curso de bandolins, por representar uma tradição que precisa ser retomada e transmitida às novas gerações. “Vamos firmar parceria com o Instituto Histórico de Oeiras e retomar as aulas de bandolins”.
Ele também planeja estruturar a escola de sanfona nos municípios de São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio, onde se destaca uma forte tradição da sanfona. Para Fábio Novo, a região conta com algum trabalho de difusão feito de forma isolado e a ideia é levar o modelo já aplicado em Bom Jesus, que funciona muito bem com a escola de rabeca.
“A rabeca é uma tradição com mais de 200 anos e hoje há três rabequeiros vivos. Foi acertado com a Escola de Música de Teresina o envio de professor, uma vez por semana, trabalhar com 30 alunos de 16 a 22 anos”, explica, lembrando que, em setembro deste ano, a proposta é contar com apresentação dessa nova geração já no Festival da Rabeca naquela cidade.
Fábio cita ainda o potencial de Piripiri para o humor e a ideia é montar uma oficina permanente.
Outra cidade destacada é Floriano, com sua vocação para as artes cênicas. Durante todo o ano, a cidade com o Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) tem uma agenda intensa, que envolve Paixão de Cristo, festivais de teatro e cinema, realização de montagens e estreias. É uma cidade do interior que desponta no cenário artístico com mais de 20 grupos de teatrais.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário