terça-feira, 14 de julho de 2015

Em almoço no Alvorada, Lula diz para Dilma retomar diálogo com o país



O conturbado cenário atual, que envolve intensa crise política e econômica, foi o tema de almoço de quase quatro horas entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

O conturbado cenário atual, que envolve intensa crise política e econômica, foi o tema do almoço de quase quatro horas entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada. Também participaram do encontro na residência oficial os ministros Jaques Wagner (Defesa), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Edinho Silva (Comunicação Social) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral).
Depois do almoço, todos se reuniram na biblioteca do Alvorada para discutir a situação do país e do governo. Vindo de São Paulo, Lula tem uma avaliação bastante dura sobre o momento para o governo, mas demonstrou disposição de ajudar.
Em determinado momento, o assunto era a situação econômica e falou-se da meta de superávit fiscal. A conclusão foi a de que o governo não deve, a esta altura, abrir o debate sobre a mudança da meta, e sim perseguir o que está estabelecido: 1,1% do PIB. "Se for preciso, mexe lá na frente", contou um ministro.
A principal recomendação de Lula para tirar a afilhada política das cordas foi a de sempre: que ela retome o diálogo com os partidos políticos, com os movimentos sociais e com o empresariado.
"Neste momento de crise, sem o pão que alimenta, é hora de dar a palavra que conforta", disse um dos ministros que participaram da reunião no Alvorada.
Segundo um dos presentes, a cada momento em que o assunto Operação Lava Jato era citado, Lula reagia de forma dura: "eu não vim de São Paulo prá cá para discutir a Lava Jato. Este é assunto das intituições envolvidas, e não do governo", repetia. "Ou a gente governa ou estamos fritos", advertiu Lula.
Para o ex-presidente, Dilma precisa mobilizar a sociedade com suas viagens país afora. A primeira será nesta quarta, a Florianópolis, para a inauguração de uma ponte – que estava prevista antes da conversa com Lula. Mas Dilma designou o ministro Aloízio Mercadante para montar um agenda com os demais ministros.
"Temos muitas obras a inaugurar", contou um assessor. Também foi avaliado como correto o movimento de reaproximação com o PMDB por meio de Michel Temer, cujo trabalho na articulação política foi mais uma vez elogiado.
O encontro desta terça entre Dilma e Lula estava previsto antes da viagem da presidente para a Europa e coincidiu com um dia de grande ebulição política em Brasília por conta da mais recente fase da Operação Lava Jato, batizada de Politeia.
Lula e Dilma chegaram a discutir durante o almoço sobre os nomes dos políticos que foram alvo de mandados de busca e apreensão nesta terça. A conclusão dos dois petistas é que o assunto deve continuar sob os cuidados do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que não participou da reunião.
Fonte: G1
Por: Cristiana Lôbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário