quarta-feira, 29 de julho de 2015

Moradores esperam fim de lixão com Ponto de Recebimento de Resíduos

O Loteamento Manoel Evangelista foi o local escolhido para a instalação do primeiro Ponto de Recebimento de Resíduos (PRR) da zona Sudeste de Teresina. A medida faz parte das ações do programa Lixo Zero, que visa eliminar áreas de acúmulo irregular de lixo da capital. A zona sudeste é a quarta região da cidade a ser contemplada com as ações do programa. 
O PRR é um container com capacidade de armazenamento de 40 metros cúbicos. A população pode depositar resíduos de construção, podas de árvore, capina e móveis usados. É proibida, porém, a colocação de lixo orgânico (domiciliar ou comercial), animais mortos, penas e vísceras, resíduo industrial ou hospitalar, entulhos, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos. 
“Desenvolvemos esse sistema procurando diminuir os lixões da cidade Teresina, que, pelo mapeamento da área urbana, realizado pela Prefeitura de Teresina, chegam a mais de 120. Todo o lixo proveniente de carroceiros e pequenos produtores vai ser depositados nos PRRs” , explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, que acrescenta que a zona Sudeste deve receber mais três PRRs, totalizando 19 em toda a cidade. 
Foto: Ana Paula Diniz/ ODIA
Além da instalação dos pontos de recebimento, o Programa Lixo Zero também conta um trabalho de fiscalização, realizado em parceria com outros órgãos do município. Quem for flagrado jogando lixo em local irregular está sujeito a multas. “Temos o agente ambiental para orientar a população sobre o descarte correto do lixo. A fiscalização é feita em parceira com a Strans, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com as SDUs”, afirma o secretário. 
Os moradores do Loteamento Manoel Evangelista aprovaram a instalação do PRR na região, pois o local é conhecido pela grande quantidade de lixo descartado por carroceiros. A presidente do conselho comunitário do bairro, Maria dos Remédios Bastos, acredita que a chegada do PRR e o reforço da fiscalização vão resultar em melhorias para os moradores. 
“Os moradores reivindicavam há muito tempo uma solução para o acúmulo de lixo, que ficava praticamente na porta das casas. Pessoas de outros bairros e até caminhões de empresas jogavam lixo aqui nesse local em plena luz do dia. O lixo tomava conta da rua e dificultava o trânsito dos moradores”, afirma. 
Lixo prejudica hortas comunitárias no Dirceu 
Nas proximidades das hortas comunitárias, na Avenida Noé Mendes, bairro Dirceu, restos de materiais de construção, lixo doméstico e, até mesmo, animais mortos são descartados pela população. 
“As pessoas jogam todo tipo de lixo, o que acaba prejudicando o nosso trabalho. Por conta da sujeira, muitos clientes deixam de comprar as verduras produzidas na horta”, reclama Eunice Pereira, que trabalha no local há mais de 15 anos. 
Outra situação enfrentada por quem mora na zona Sudeste é a grande quantidade de terrenos baldios. Esses locais acabam servindo também como depósito de lixo, além de ponto de encontro e esconderijo para criminosos. 
O secretário Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, afirma que, com a chegada do Programa Lixo Zero, essa realidade deve mudar. “Vamos trabalhar para erradicar totalmente esses pontos de acúmulo de lixo. Com a implantação dos pontos de recebimento, a nossa intenção é que as ruas da zona sudeste fiquem mais limpas, e que os moradores tenham mais qualidade de vida”, pondera.
Por: Natanael Souza-Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário