terça-feira, 28 de julho de 2015

Programa Lixo Zero chega à zona Sudeste de Teresina para extinguir os lixões

Primeiro ponto de recolhimento de resíduos será instalado no Loteamento Manoel Evangelista

A zona Sudeste de Teresina/PI ganhará no dia 28/07 o seu primeiro Ponto de Recebimento de Resíduos (PRR). A medida faz parte do Programa Lixo Zero, da Prefeitura de Teresina, que tem como objetivo eliminar áreas de disposição irregular de resíduo e deixar a capital piauiense cada vez mais limpa.

O primeiro PRR será implantado no cruzamento das avenidas 1 e 23 do Loteamento Manoel Evangelista, no bairro Novo Horizonte. "Será o primeiro e o maior de todos. Nosso foco é acabar com os maiores pontos de transbordo da região", explica o gerente de Serviços Urbanos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste, Roberto Viana.

O PRR consiste em um container de 40 metros cúbicos que serve como uma grande lixeira para o recolhimento de resíduos. É proibida, porém, a colocação de lixo orgânico (domiciliar ou comercial), animais mortos, penas e vísceras, resíduo industrial ou hospitalar, entulhos, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos.

O Loteamento Manoel Evangelista será o primeiro de quatro locais a receber PRR na zona Sudeste - Parque Itararé, Dirceu I e Renascença também serão beneficiados com o dispositivo. Em toda a cidade, já são 15 PRRs espalhados por bairros das zonas Centro-Norte, Sul e Leste.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), o Programa Lixo Zero, responsável pelos PRRs, conta com o auxílio das SDUs, que operacionalizam a fiscalização em campo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e da Assistência Militar.

A implantação dos PRRs na região deve complementar o trabalho já realizado pela Gerência de Serviços Urbanos da SDU Sudeste, que reduziu em cerca de 40% o número de lixões na área desde 2014 com a instalação de placas alertando para a proibição de jogar lixo em determinados locais.

Além do container para o recolhimento de resíduos, o Programa Lixo Zero prevê um monitoramento de áreas de concentração de lixo. Ele será feito por uma equipe de fiscalização específica responsável por vistorias cotidianas.

O objetivo da Prefeitura de Teresina com a iniciativa é eliminar áreas de disposição irregular de resíduo. Antes da implantação do programa, um estudo feito pela administração municipal apontou a existência de 101 áreas problemáticas na capital. Desde que o Lixo Zero entrou em ação, em abril do ano passado, quase 40 pontos de concentração de resíduos e entulhos já foram erradicados. 

Ainda em julho, outra unidade será implantada, localizada na avenida Noé Mendes (Parque Itararé), no dia 31.

Os outros dois PRRs da região serão instalados no cruzamento das ruas 30 e Alexandre Gomes Chaves, no Dirceu I, e na rua 2 do Parque do Sol (Renascença). A implantação de ambos acontecerá em agosto.

Para eliminar os lixões, além de instalar os PRRs e monitorar áreas de concentração de lixo, a Prefeitura de Teresina aplica multas nos "sujões". Na zona Centro-Norte, onde o programa foi implantado inicialmente, a média de multas geradas por mês varia entre 70 e 80. Na zona Sul, que recebeu os últimos PRRs, já foram geradas 82 notificações e aplicadas 22 multas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário