quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Cursinhos Populares é investigado pelo MPF

A Fundação Cívitas entrou com uma solicitação para abertura de inquérito pelo Ministério Público Federal para que o Projeto dos Cursinhos Populares, realizado pela entidade em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, com recursos públicos federais, seja investigado.
"Queremos saber qual a destinação dada as verbas, para ver se o projeto foi executado, se os recursos foram repassados. É que o Estado do Piauí não repassou o restante dos recursos para o pagamento de 2.500 professores", afirma Robertônio Pessoa, dirigente da entidade.  
Ele disse que o Cívitas desenvolveu o projeto durante cinco anos sem problemas. "Os valores devidos são de aproximadamente de R$ 1,3 milhões. O secretário Átila Lira, no mês de julho, foi à imprensa e prometeu que iria pagar a fundação para que esta pague os professores e até o momento nenhuma iniciativa foi tomada".
Sobre possíveis irregularidades na execução do projeto, Robertônio afirma "não existe nenhuma ilegalidade no projeto, que existe em diversas partes do Brasil, inclusive aqui em Teresina, é um programa de reforço escolar do governo federal, portando não tem nenhuma ilegalidade. Fomos contratados por licitação pública, extamente porque tinhamos entre todas as fundações concorrentes a melhor proposta, a menor taxa de execução, portanto uma contratação normal".
"Os resultados do projeto são públicos e notórios, por exemplo, quem acompanha a evolução da aprovação dos alunos da rede pública nos vestibulares, hoje Enem, é uma coisa impressionante, é claro que isto deveu-se também uma melhoria do ensino médio, daí ser importante o projeto dos cursinhos populares porque trabalha a revisão final, um momento de incentivo, estímulo ao aluno, dando o apoio, inclusive na promoção da igualdade de oportunidade com alunos de cursinhos privados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário