segunda-feira, 6 de junho de 2011

Torneio de Kung Fu empolga público no ginásio Verdão; Veja resultados

Atletas competiram em duas modalidades diferentes e tornaram o esporte mais conhecido.

Imprimir
Texto: A- A+

Câmeras fotografando, filmando, ligando para quem ficou em casa ligar na TV. A competição de Kung Fu da Olimpiauí despertou a atenção de quem já conhece o esporte e quem passou a admirá-lo a partir deste domingo (5), quando 35 atletas lutaram no ginásio Verdão e se dividiram entre a demonstração de movimentos na modalidade Tao Lu e a luta propriamente dita no Sanshou.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Allef Jordelle foi um dos campeões da Olimpiauí


O aparato de roupas e adereços diferentes usados para o Tao Lu atraiu o público no Verdão. Os atletas competiram em várias categorias para mostrar quem representava melhor os movimentos, baseados nos movimentos dos animais. Conhecido na China como Wushu, nome que significa "arte da guerra", o Kung Fu mostrou na primeira parte seu lado mais artístico.


O lado "guerra" começou na segunda metade da manhã, com confrontos que empolgaram a plateia. Mulheres também mostraram que são boas de luta. Todos devidamente paramentados com protetores no tórax e cabeça para evitar que danos maiores fossem provocados pelos golpes. Ainda assim, uma luta foi encerrada após um atleta sofrer um corte no nariz.


Campeão na categoria até 65 quilos, Allef Jordelle acredita ter ganho muito mais que a medalha de ouro na Olimpiauí. "É um esporte que para muitos não existia. E tem muita gente que luta bem e não tem essa oportunidade para aparecer", destacou o lutador, que espera ver sua modalidade reconhecida nos Jogos Olímpicos.

Os atletas do Kung Fu voltam a se reunir em Teresina no dia 3 de julho, quando acontece o Campeonato Piauiense. 


Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário