quarta-feira, 1 de junho de 2011

Historiador encontra jazigo da família de Marquês no Sul do Piauí

30/05/2011 - 15h00min
Após quatro anos de escavações, o historiador Edilson de Araújo Nogueira finaliza a pesquisa que trará muitas informações para pesquisadores que desejam conhecer um pouco mais sobre a história do Piauí. No município de Parnaguá, a 800 Km de Teresina, foi encontrada a capela onde estar enterrada a família do Marquês de Paranaguá, político piauiense de grande influência que governou as províncias de Maranhão, Pernambuco e Bahia no século XIX.

Na Fazenda Mucambo foram encontrados os túmulos dos avós, pais e irmãos de João Lustoza da Cunha, o Marquês de Paranaguá. A família de origem portuguesa foi responsável por grande parte da colonização do Sul do Piauí.

Segundo Edilson Nogueira, o achado dos túmulos dos irmãos do Marquês de Paranaguá - o Barão de Paraim e o Barão de Santa Philomena - é de extrema importância para embasar pesquisas futuras sobre a história do povoamento do Piauí. "O Barão de Paraim foi um homem de grande visão que, inclusive, financiou o envio de tropas com soldados brasileiros para a Guerra do Paraguai", frisa o pesquisador.

O achado do historiador Edilson Nogueira foi transformado no livro "Mocambo: o berço dos Nobres", que será lançado dia 15 de julho, na Fazenda Mocambo, onde foi encontrada a antiga capela Nossa Senhora do Rosário que guarda os túmulos da família Cunha Lustoza. "A capela será transformada em museu e guardará relíquias da história piauiense", finaliza Nogueira.


Reportagem: Portal da Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário