segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caminhada da Solidariedade e da Paz leva milhares de pessoas para as ruas de Picos

7ª edição

Evento foi realizado na manhã do último domingo, 5 de junho, e segundo cálculos da organização contou com a participação de mais de 8 mil pessoas.

JOSÉ MARIA BARROS DO GP1
Refletindo o desejo da maioria da população, milhares de pessoas participaram na manhã do último domingo, 5 de junho, da 7ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz. O evento é organizado todos os anos pela Diocese de Picos em favor da vida e da não violência.

Imagem: José Maria Barros/GP1Antes da caminhada acontece a celebração da missa(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Antes da caminhada acontece a celebração da missa

Sempre em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a 7ª edição da Caminhada da Paz, em Picos, teve como lema: “Unidos podemos salvar a Natureza”.

Imagem: José Maria Barros/GP1Alegria marcou todo o percurso da caminhada(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Alegria marcou todo o percurso da caminhada

Segundo a organização, a Caminhada da Solidariedade e da Paz 2011 teve como objetivo geral buscar a conscientização de todos para a necessidade de um meio ambiente equilibrado, sobretudo, no que diz respeito ao aquecimento global e às mudanças climáticas, e motivá-las a tomar parte de ações que visem à preservação do planeta.

Imagem: José Maria Barros/GP1Caminhada atrai pessoas de todas as idades(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Caminhada atrai pessoas de todas as idades

Para o sucesso do evento há toda uma preparação, que tem início ainda em janeiro. Várias reuniões são realizadas entre as equipes de coordenação e as dezenas de voluntários que abraçam a causa de defender a cultura da paz e colocar em prática gestos concretos que mudem a vida das pessoas mais carentes.

Imagem: José Maria Barros/GP1Multidão participa da Caminhada da Solidariedade e da Paz em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Multidão participa da Caminhada da Solidariedade e da Paz em Picos


O Dia D

Chegado o dia, as pessoas acordam cedo, a maioria veste a camiseta com o símbolo da caminhada e se desloca de ônibus, carros particulares, motocicletas, caminhões ou mesmo a pé, para a Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco, onde acontece a concentração. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade oriundas das várias comunidades e até de cidades vizinhas.

Imagem: José Maria Barros/GP1Caminheiros durante a celebração da missa(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Caminheiros durante a celebração da missa

Este ano, às 06 horas da manhã, foi celebrada pelo bispo diocesano de Picos dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada por vários padres da Diocese, a missa solene. Em seguida teve início à caminhada, quando milhares de pessoas tomaram as ruas do bairro Junco e seguiram por uma lateral da B-316 com destino a Praça Félix Pacheco, centro de Picos onde aconteceu o encerramento com a palavra do bispo dom Plínio José e do coordenador da 7ª edição do evento, padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), além de apresentações culturais.

Imagem: José Maria Barros/GP1Caminheiros lotam a avenida Getúlio Vargas(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Caminheiros lotam a avenida Getúlio Vargas

O coordenador disse ao final que está convicto de que os objetivos da organização da 7ª Caminhada da Solidariedade e da Paz foram plenamente atendidos. “O povo foi às ruas com fé, com alegria, com um sorriso no rosto para demonstrar que deseja e defende a paz. Sem falar no gesto concreto, que representa a comunhão do povo em sintonia com a Igreja, promover uma ação social que possa ajudar pessoas a viver e crescer na vida”, resumiu.

Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínio, ao lado do ex-coordenador da caminhada, pe. Walmir e do atual pe. Chiquinho(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Dom Plínio, ao lado do ex-coordenador da caminhada, pe. Walmir e do atual pe. Chiquinho

Dom Plínio José lembrou que a Caminhada da Solidariedade e da Paz continua presente na consciência das pessoas de que é preciso defender a vida e lutar pela não violência. “A partir dessa ação conjunta, caminhar provoca uma energia, um sentimento positivo de que você não está sozinho e sua presença já é um sinal de colaboração com o gesto concreto em favor de alguém que tanto precisa”, enfatizou.

Imagem: José Maria Barros/GP1Mais de 8 mil pessoas participaram da 7ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Mais de 8 mil pessoas participaram da 7ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz em Picos

Nenhum comentário:

Postar um comentário