quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Wilson Martins quer inquérito divulgado no prazo

(20/09/2011, às 12:46:33)
O governador Wilson Martins sabe que está com uma batata quente nas mãos. A reação dele hoje pela manhã em exigir a divulgação no dia 25 de setembro, prazo máximo determinado para se anunciar o resultado do inquérito do assassinato da jovem Fernanda Lages, é por demais oportuna e visa, principalmente, preservar a imagem de seu governo.
Com essa atitude Martins barra a pretensão do delegado geral da polícia civil, James Guerra, em querer prorrogar o prazo para divulgação do inquérito e dos laudos do crime.
A desconfiança da sociedade em relação aos resultados do inquérito e dos laudos beira hoje a generalidade. Exatamente porque em pleno século XXI é inconcebível que pelo menos suspeitos não sejam apontados com mais veemência a partir das investigações em curso.
Não precisa ser criminalista ou períto, basta assistir qualquer filme hoje em dia de detetive, para passar a conhecer técnicas de investigação capazes de desvendar crimes tidos como insolúveis.
Exames de DNA, gravações de celulares, câmeras de filmagens, vestígios deixados na cena do crime, depoimentos de pessoas mais próximas da vítima nos últimos anos. Com tudo isto é possível sim dar respostas mais convincentes à sociedade e, sobretudo, a família da vitima.
A policia civil piauiense ficará com a credibilidade abaladissíma caso o crime não seja desvendado. Passará uma imagem de incompetência diante de tantas evidências. Reforçará a tese da desconfiança geral, de que o crime não fora elucidado porque envolve gente bacana.
A família e amigos da vítima já fizeram passeata para cobrar que o crime seja desvendado. Na semana passada o pai da jovem assassinada foi ao Ministério Público Federal, por precausão, para adiantar um possível pedido de socorro caso o desfecho do resultado das investigações sejá pífio, ou seja, possa até mesmo alimentar a tese estapafúrdia de suicídio da garota.
O certo é que o passar do tempo conspira contra a elucidação do crime. É que as evidências começam a se diluirem, a imprensa vai se interessando por outros casos - agora é a vez do golpe da Styllos - a sociedade vai esquecendo e apenas a família restará a dor da perda e a amargura por saber que o assassino da filha ficará impune porque o Estado foi incompetente ou por interesses escusos não solucionou o caso.
Pensemos positivo então, que a policia civil do Piauí e os laudos dos exames encaminhados à Paraíba darão pistas concretas sobre o assassino de Fernanda Lages. Este resultado fará dissipar a desconfiança e aumentará a credibilidade da sociedade na instituição. Caso contrário, a imagem da polícia e por tabela do governador Wilson Martins sairão em frangalhos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário