sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Prefeito entrega 350 netbooks para alunos em projeto pioneiro

As aulas na Escola Municipal Galileu Veloso, da rede pública de ensino da Prefeitura de Teresina, não serão as mesmas a partir de hoje (16). É que o prefeito Elmano Férrer entregou 357 netbooks para os alunos da unidade que funciona do bairro Alto Alegre, zona Norte de Teresina. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

A escola foi a única de Teresina a ser contemplada pelo projeto piloto do Ministério da Educação (Mec), UCA - Um Computador por Aluno, que disponibiliza laptops para serem utilizados em sala de aula com o intuito de inserir os alunos do ensino público no mundo digital, proporcionando aulas mais dinâmicas e interativas. 


O prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Educação, Paulo Machado, na entrega dos computadores aos alunos, que primeiro assistiram a um workshop didático sobre apropriação tecnológica.

A escola foi escolhida por ter três fatores: uma das maiores notas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), estrutura adequada com climatização e as boas condições de energia. 


Acompanhamento do UCA

A escola é a primeira a receber o projeto na capital. A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTHE), em parceria com uma equipe de professores da Universidade Federal do Piauí, já capacitou professores, gestores e funcionários da escola para lidarem com a novidade, que interfere na dinâmica das aulas, incluindo atividades com o computador no planejamento pedagógico.


Os equipamentos ficarão com os alunos todo o tempo da aula, conectados em rede; possuem webcam, além de outras funcionalidades e ferramentas para uso dos alunos. "Com isso, é importante que os professores pensem em novas formas de ensinar, criando oportunidades para a aprendizagem dos alunos. São novas formas de descobrir e acessar as informações, bem como produzir coletivamente  novos conhecimentos", declara Marlene Rodrigues, formadora de professores do NTHE da Semec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário