quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seminário destaca Carreira dos Trabalhadores da Educação


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Acontece hoje o Seminário sobre Carreira dos Trabalhadores da Educação Básica Pública, no auditório da CNTE, em Brasília. O evento discute os princípios para a valorização das carreiras dos trabalhadores da educação básica e o Mérito e a Meritocracia no contexto da valorização profissional e as realidades e perspectivas para os planos de carreira à luz do PSPN.

O presidente da CNTE, Roberto Leão, abriu o Seminário e propôs a criação de uma carreira única que atenda todos os estados e municípios. Logo após, Carlos Abicalil, Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC) e autor do PL 1.592/03, fez um levantamento histórico da carreira dos professores da educação básica. "Durante esses anos, percebi que a Lei do Piso é a que mais potencializa o debate sobre a carreira e que a troca do termo professor por docente tem efeito nas políticas sobre carreira, atribuições do cargo e aposentadoria", destacou. Além disso, Abicalil afirmou que até ontem havia seis embargos ao acórdão do STF, publicado na semana passada.
Leda Scheibe, professora da UFSC e membro da Anfope e Anped, começou seu discurso ressaltando a importância dos fóruns para debater a educação. "A política global para escolarização brasileira deve estar em estreita vinculação com a formação inicial e continuada. A organização da carreira do magistério transcende os interesses da categoria. A carreira do magistério deve ser aberta e possibilitar aos docentes a evolução salarial, além de permitir a todos a possibilidade de atingir o mesmo padrão do quadro do magistério", ressaltou a professora. (CNTE, 01/09/2011)
Confira a programação da tarde:
14h    Painel: Mérito versus Meritocracia no contexto da valorização profissional e as realidades e perspectivas para os planos de carreira à luz do PSPN
Juçara Vieira – Ex-presidente da CNTE e Vice-Presidente da IE
Milton Canuto – Vice-Presidente da CNTE
Marta Vanelli – Secretária Geral da CNTE
Apoio: Assessoria jurídica da CNTE

18h    Encaminhamentos
 

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