sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vereador Mouracy Siqueira de Lagoa do Barro do Piauí denuncia má qualidade de água em escola pública

O vereador acredita que a água não é potável e que os estudantes estão correndo sérios riscos de contrair problemas de saúde no futuro.

MÍRIAN GOMES DO GP1
O vereador do município de Lagoa do Barro do Piauí, a 540KM aproximadamente de Teresina, Mouracy Siqueira (PV) denunciou ao Portal GP1 que os alunos da Unidade Escolar Isabel Ribeiro de Jesus são obrigados a beber água salobra e com gosto ruim. O vereador acredita que a água não é potável e que os estudantes estão correndo sérios riscos de contrair problemas de saúde no futuro.

Imagem: Divulgação/GP1Vereador Mouracy Siqueira (Imagem:Divulgação/GP1)Vereador Mouracy Siqueira

Segundo o vereador, a prefeitura do município já foi informada que a água consumida pelos estudantes é de péssima qualidade, mas não tomou nenhuma providência. “O certo é que até o suco feito com a água tem gosto de ruim, um gosto tão estranho que segundo os alunos nem lembra em nada o sabor verdadeiro do suco preparado”, explicou Mouracy. Segundo o vereador, alguns professores levam água para o colégio, porque não conseguem beber a que é disponibilizada na escola. “Não dá para tomar nem mesmo o cafezinho”, complementou o vereador.

De acordo com Mouracy, os alunos são obrigados a beber da água ruim. “Os que moram na zona urbana tentam agüentar até chegar em casa, mas a maioria vem da zona rural e acabam sendo obrigados a beber daquela água por não terem outra alternativa, explicou o vereador. “Vou procurar a FUNASA para ver a possibilidade de fazer a análise da água, para constatar se há algo que prejudique a saúde dos alunos, assim como a quantidade de sal existente. Embora eu ache que nem precise fazer, porque o gosto ruim por si só já diz tudo”. Ele opina que é preciso ter bom senso. “Basta ter bom senso e respeito para com os alunos, pois eles são seres humanos e merecem respeito, oferecer essa água é um absurdo”, opinou Mouracy.

Imagem: Divulgação/GP1Bebedouro(Imagem:Divulgação/GP1)Bebedouro

Com o intuito de sensibiliza os vereadores sobre o problema, Mouracy levou a água do colégio para a sessão de ontem (15) para que os vereadores experimentassem. Porém, boa parte deles confirmou que já conhecia a água. “Um dos vereadores disse que realmente estavam tentando fazer a análise da água, então eu lembrei a eles que já estamos quase no fim do ano e que isso poderia ter sido feito antes, já que eles tinham conhecimento do caso”, enfatizou o vereador.

O vereador diz que, caso seja confirmado que a água não é potável, irá tomar providências junto aos órgãos competentes, “afinal de contas os alunos não podem continuar bebendo uma água dessa natureza”, finalizou o vereador.

Além da água da Unidade Escolar Isabel Ribeiro, que é cedida pelo Governo do Estado ao município, o vereador denuncia ainda a má conservação do Bebedouro da Unidade Escolar Viturino Ribeiro e a falta de água nos banheiros para os alunos lavarem suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário