quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Municipais aprendem como cobrar o piso


PDF Imprimir E-mail
Terminou nesta quarta-feira, 21, a Oficina de Educação da CNTE: do Financiamento ao Piso Salarial. Durante os três dias de curso, os 13 sindicatos municipais filiados participantes, aprenderam a utilizar uma tabela desenvolvida por dirigentes do SINTEP de Mato Grosso.
oficina_municipio_leaoA ferramenta vai facilitar as negociações salariais porque os sindicatos terão condições de analisar o financiamento público da educação, o repasse do FUNDEB, acompanhar a folha de pagamento e a calcular a receita e a despesa do município.
O principal objetivo do curso, que ainda está em fase experimental, é auxiliar na reivindicação pelo maior piso possível a ser pago, de acordo com a realidade de cada receita municipal. “Nossa proposta é trazer os primeiros elementos para que os sindicatos tenham condições de replicar essa discussão. Ela parte do parâmetro legal do pagamento do piso. Daí buscamos dentro das receitas e das despesas uma radiografia do município para entender o montante de recursos disponíveis para financiar a educação”, ressaltou Henrique Lopes Nascimento, Secretário de Políticas Educacionais do SINTEP do Mato Grosso, que ministrou a oficina.
A avaliação dos sindicatos que participaram da oficina foi bastante positiva. “Tínhamos certa dificuldade em acompanhar os dados, essa tabela vai facilitar a leitura dos custos para financiamento da educação e com o pagamento dos salários dos professores”, afirmou Leda Marzari, conselheira do FUNDEB do Rio Grande do Sul.
A Secretária de Assuntos Municipais da CNTE, Selene Rodrigues, destacou que a oficina foi bastante importante para o aprendizado dos sindicatos. “Eles tiveram a oportunidade de analisar a receita de seus municípios, a despesa, o número de matrículas e de trabalhadores de educação. Com essas informações os sindicatos poderão fazer sua pauta de reivindicação com seus gestores”. Ela acrescenta que a CNTE pretende dar continuidade às oficinas, principalmente sobre carreira. (CNTE, 21/09/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário