quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Comissão é criada para tratar do Porto de Luis Correia

"Hoje, com a autorização do Ministério dos Portos vamos criar uma comissão especial para, enfim, dar andamento aos impasses que rondam essas obras", declarou Silas Freire.

Atualizada em 13/08/2015 - 14h11
A Comissão de Viação e Transportes promoveu, nesta quinta-feira (13), audiência pública para avaliar a situação do Porto do Piauí (Porto de Luís Correia), cujas obras se iniciaram em 1976.
Imagem: DivulgaçãoComissão é criada para tratar do Porto de Luis Correia em audiência convocada por Silas Freire(Imagem:Divulgação )Comissão é criada para tratar do Porto de Luis Correia em audiência convocada por Silas Freire

O deputado Silas Freire (PR-PI), que solicitou o debate e presidiu a comissão, assinalou que embora as obras tenham se iniciado há quatro décadas, até o momento o porto encontra-se inacabado, mas que hoje podemos gravar essa data. "Hoje foi uma data histórica para os que torcem pelo desenvolvimento do Piauí. Hoje, com a autorização do Ministério dos Portos vamos criar uma comissão especial para, enfim, dar andamento aos impasses que rondam essas obras", comemora Silas Freire.

A sobra inacabada prejudica o Estado em diversos aspectos. O Piauí é o único estado litorâneo no Brasil que não possui um porto.

Além do deputado Silas Freire, compuseram a mesa de debate o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo; o governador do Piauí, Wellington Dias e Roger Jacob, diretor comercial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) representando a Federação das Indústrias do Piaui.

Durante o debate, o governador Wellington Dias louvou a iniciativa do deputado Silas Freire e se colocou à disposição para somar esforços junto à bancada federal piauiense em Brasília e à União. "Se fôssemos construir um porto do zero, procuraríamos outra localização, mas onde estão as obras existe uma viabilidade técnica e vamos resolver, para isso vamos entrar com recursos para completar com a União", declara o governador.
Imagem: DivulgaçáoComissão é criada para tratar do Porto de Luis Correia em audiência convocada por Silas Freire(Imagem:Divulgaçáo )Comissão é criada para tratar do Porto de Luis Correia em audiência convocada por Silas Freire

Durante as considerações finais, o Ministro Edinho Araújo respondeu aos questionamentos da bancada piauiense. "Quero reiterar que a obra mais cara de todas é a obra paralisada. Com a criação dessa Comissão Especial, vamos achar uma saída. A população merece uma resposta olho no olho", comenta o ministro que ressalta que a comissão anunciada, e que já começa a atuar hoje, é um dos passos mais importantes para resolver todos os problemas. "A comissão especial será composta por membros da CVT e da bancada federal piauiense", informa Edinho Araújo.

Para finalizar, o deputado Silas Freire agradeceu a presença e o comprometimento de todos e foi categórico ao afirmar que hoje a bancada federal deu início a uma resposta que todo o Piauí merece. "Nós queremos esse porto e nós somos cobrados por ele. Essa Comissão Especial irá fiscalizar e acompanhar todos os trabalhos das obras do Porto. Precisamos de uma solução dentro da legalidade e da logística, para isso vamos ouvir todos os envolvidos e tomar as devidas providências. O importante é não cruzarmos os braços", declara o parlamentar piauiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário