terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sindicatos esperam posse de novos secretários para novas negociações

O governo de Welington Dias (PT) mal começou e algumas categorias de serviços essenciais já começam a se mobilizar para as rodadas de negociações nos próximos dias. Algumas categorias aguardam apenas o cumprimento de acordos no Governo anterior, enquanto outras esperam os futuros secretários assumirem para começarem as rodadas de negociações.
Os servidores da Educação já tiveram uma primeira reunião com a nova secretária estadual de Educação, Rejane Dias, antes mesmo dela ser empossada. No encontro, foram tratadas pautas relativas à educação, servidores e planos de cargos e salários. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), Odeni Silva, uma reunião foi marcada com Rejane para o próximo dia 19 de janeiro. 
“Nós vamos discutir o reajuste do piso salarial da categoria, estamos apenas aguardando a definição do ministro da Educação para saber se esse reajuste vai ser de 13% para discutir com o governo, não vamos aceitar a desculpa de crise não, temos verbas especificas para isso, temos a lei 11.738/2008 que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, fora isso vamos tratar do plano salarial unificado, vamos aguardar essa reunião do dia 19 para conversar” disse.
Odeni Silva / Foto: Jornal da Parnaíba
A presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Lúcia Santos, disse à reportagem do O Olho que o novo secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa,  já manteve contato com o Simepi para contar com o apoio da classe médica do Estado. O objetivo é viabilizar estratégias que possam ajudar na melhoria da saúde pública. “Ele nos procurou, se mostrou muito aberto ao diálogo, se mostrou preocupado com a categoria, mesmo antes de ser secretário ele já tinha uma participação ativa no sindicato e agora como secretário ele busca parcerias” disse a presidente.
Lúcia Santos / Foto:Revista Opinião
Outro sindicato em negociação com o Governo é o dos policiais do Piauí, que espera o cumprimento do acordo feito em dezembro, na gestão passada de Zé Filho (PMDB). “Nós já conversamos com o novo secretário, Fábio Abreu, entregamos nossas pautas em novembro para o Governo e esperamos que elas sejam cumpridas, como o pagamento das parcelas do acordo mas até o momento não temos nenhum motivo para paralisar os serviços. Em novembro nós fizemos uma paralisação de três dias, agora vamos aguardar, caso contrário a categoria verá como vai fazer” afirmou Constantino Junior, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi).
Constantino Junior / Foto: Piracuruca Ao Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário