terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Escola de Cocal de Alves ganha reconhecimento internacional



A escola estadual de Ensino Médio Augustinho Brandão, da cidade de Cocal dos Alves, famosa pelos resultados em olimpíadas de conhecimento, foi agraciada com uma premiação internacional. A escola ganhou a primeira categoria dos Prêmios Iberoamericanos Valores Humanos. 
A premiação na categoria Extraordinário foi uma indicação do Senado Federal do Brasil. Este ano, a Comissão de Direitos Humanos do Senado, participou da organização das premiações, que contam com diversos nomes internacionais. 
Foto: Divulgação
De reconhecimento internacional, o Prêmio, que tem sede em Madrid, na Espanha, catalogou feitos da escola e estudou a possibilidade de conceder a categoria máxima deste ano à escola piauiense. 
Para a diretora da escola, Aurilene Vieira, a notícia foi uma surpresa agradável. “Nós já recebemos homenagens e premiações nacionais que nos orgulham muito. Saber que recebemos uma premiação tão importante assim, a nível latino-americano, foi ainda mais emocionante. Estamos muito contentes com o resultado e esperamos que isso sirva de maneira especial para dar mais credibilidade ao trabalho que realizamos com muito carinho”, afirma. 
Antonio Elegido, diretor dos Prêmios, afirmou à diretora que a entrega do prêmio é algo que deveria ter acontecido há tempos. “Ele elogiou muito o trabalho que realizamos na escola e afirmou que o trabalho realizado aqui é de muita superação diante da situação adversa que vivenciamos”, coloca Aurilene. 
A solenidade de premiação está prevista para acontecer no próximo dia 26 de março, no Palácio do Karnak, sede do governo estadual do Piauí. Na ocasião, Antonio Elegido fará a entrega da premiação e falará sobre o processo que levou à escola a ganhar a categoria.
 Escola foi a pública mais bem pontuada no Enem
A escola Augustinho Brandão é também a escola estadual com melhor colocação no ranking nacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. O ranking foi divulgado no final do mês passado pelo Ministério da Educação. A escola já foi destaque nacional, chegando a ser considerada a instituição de maior performance no ensino médio no país.
Ocupando a posição 4.154º no ranking, a escola pontuou a média de 540,8. Ao todo 24 alunos fizeram a prova. Nas disciplinas a média da instituição foi de 599,9 em matemática; 501,7 em linguagens e códigos; 545,2 em ciências humanas e 516,3 em ciências da natureza.
No ano de 2011, entre as escolas com a mesma classificação em atendimento de alunos da rede estadual, o Ensino Médio Augustinho Brandão foi a que teve o melhor desempenho no Enem. Sua média foi superior a nacional, desbancando mais de 5 mil instituições públicas e privadas. O desempenho da escola ultrapassou o de 32 escolas do país que têm os alunos mais ricos, com renda familiar de mais de 12 salários mínimos.
Por: Francicleiton Cardoso- Jornal O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário