segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Prefeitura lança novo sistema de transportes; Sintetro ameaça paralisação



Na sexta-feira (16), ao meio dia, na ponte Estaiada, a Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência Municipal e Transportes e Trânsito (Strans) fará o lançamento do novo sistema de transportes públicos de Teresina.
Na oportunidade serão entregues para a cidade mais de  ônibus padronizados que irão circular no novo sistema. De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior, o novo sistema começa a ser implantado no sábado. “Faremos a mudança de forma gradativa, inicialmente começaremos pela zona Sul de forma explicativa  e  para que as pessoas se adaptem da melhor maneira possível”, acrescentou.
O superintendente explica ainda que os terminais provisórios estão em fase de implantação gradativa em todas as zonas da cidade. “Estamos implantando os terminais provisórios próximos aos definitivos para que as pessoas se acostumem com o novo sistema por etapas”, complementou.
Carlos Daniel explica que os terminais definitivos têm um prazo de dois anos para serem finalizados, por esse motivo o sistema ficará funcionando provisoriamente em locais próximos aos terminais definitivos. “É importante lembrar que as pessoas precisam ter o cartão eletrônico para integrar, por isso é essencial que os usuários adquiram o cartão nos postos de atendimento do Setut o mais rápido possível”, finalizou.
Motoristas e cobradores ameaçam paralisação
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários, Sintetro, afirma que está em andamento na Superintendência Municipal de Transporte (Strans), uma solicitação que visa a redução de 40 ônibus da frota  do sistema de transporte público da capital. Caso aconteça a diminuição, os motoristas e cobradores paralisar suas atividades. 
Conforme dados da categoria, atualmente existem 444 ônibus em circulação na zona urbana da Teresina. Com a redução de 9,86% do total de veículos, esse número cai para 404. De acordo com Francisco das Chagas Oliveira, presidente do Sintetro, a categoria não vai aceitar essa diminuição. “A população usuária do transporte não pode sofrer mais este golpe. Além sujos, velhos e sucateados, ainda querem reduzir o número de ônibus”, disse.
Segundo Chagas, a diminuição da frota implica também em redução da mão de obra, ou seja, em demissão de trabalhadores. “Se for preciso, nós vamos parar todo o sistema de transporte de Teresina contra a redução da frota e contra a demissão. A Strans está na contramão. Nós queremos é o aumento da frota e a inclusão de novas linhas para atender a todos os bairros e vilas de Teresina”, disse Francisco das Chagas.
Fonte: PMT
Edição: PortalODIA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário