segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Municípios vão comprometer outras áreas para pagar piso a professores, diz APPM

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Arinaldo Leal, disse hoje durante entrevista ao Jornal Cidade Verde, que os municípios vão pagar o piso nacional dos professores, no entanto, outras áreas devem ser afetadas por causa da escassez de recursos. O novo piso nacional dos professores será de R$ 1.917,78 e já está valendo.
"Não queremos deixar de pagar o piso. Vamos pagar o piso, mas vamos prejudicar outras áreas. Vamos ao Ministério da Educação tentar flexibilizar a complementação para os munícipios. Até hoje nenhum município conseguiu por causa dos entraves burocráticos", afirmou, ressaltando que o Fundeb não acompanha o valor do piso.
"Estamos aí para tentar mudar essa forma de cálculo. Os pequenos municípios estão com esse problema e dizem que o Fundeb não acompanha a questão do piso", disse.
De acordo com o presidente, os municípios passam por uma grave crise financeira e ameaçam até parar serviços de saúde. "Temos problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal onde só podemos gastar até 54% com pessoal. No ano passado conseguimos provar ao TCE que alguns programas federais vêm 100% para pagamento de pessoal. Até que foi flexibilizado, mas o problema é o aumento das despesas", conta.
Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário