quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Compositor piauiense tem obras interpretadas internacionalmente

Letras que rompem as barreiras e ganham aceitação mundial. É assim que pode ser descrito o trabalho do compositor piauiense Beetholven Cunha, que além do reconhecimento local, verá parte de seu trabalho exibido internacionalmente em países como Uruguai e Chile, ainda este ano.
Foto: Divulgação
Beetholven Cunha atua como compositor desde cedo, mas viu seus primeiros trabalhos serem reconhecidos em 2001, em São Paulo. Segundo ele, a parte mais interessante do trabalho de um compositor é ver sua obra interpretada. “Inúmeras  vezes chorei ao findar uma obra, mas me emocionava muito mais em vê-la interpretada. A minha obra tem sido muito bem recebida tanto por estudantes quanto por músicos experientes. Tenho respeitado e aprendido muito com o público, mas como compositor penso que o público não é o mais  importante e sim o ouvinte atento”, comenta.
O compositor ressalta que encara o ofício como um sacerdócio e que procura sempre compor com regularidade. O aprendizado, segundo ele, é constante. “Neste processo busco respeitar o que sou e aprender sempre com os novos pensamentos composicionais. O mercado brasileiro tem inúmeras deficiências, principalmente para um compositor vivo”, avalia.
Para ele, o espaço que é dado aos novos compositores é bem mais amplo no Sul e Sudeste do Brasil. Beetholven lamenta que o compositor brasileiro, para sobreviver, tenha que trabalhar em outras coisas. “Busco quebrar este estigma todos os dias, mas infelizmente, ele existe”, pontua. Ele destaca que, no Piauí tem outros nomes com projeção no cenário da composição e cita Fred Marroquim, Joaquim Ribeiro, Paula Molinari e Emmanuel Coelho Maciel, que têm reconhecimento internacional de seus trabalhos.
“Temos uma nova geração também que vem produzindo coisas muito interessantes, entre estes Ramon Pessoa. As orquestras da UFPI vem generosamente interpretando nosso material, mas não existe um campo oficial para a composição no Piauí”, ressalta.
Confira matéria completa na edição de hoje (21) do Jornal O DIA
Por: Mayara Martins- Jornal O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário