quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PORTAL DENUNCIA MENTIRAS DE ASSESSORES DE CANDIDATO AO GOVERNO.

Assessores de Wellington mentiram ao GP1 ao negar participação em evento político

O GP1 publicou, nesta terça-feira (5), matéria mostrando que Wellington Dias usou novamente servidores do Senado em atividade política. Os assessores negaram a participação no evento.

GERMANA CHAVES, DO GP1
Atualizada em 06/08/2014 - 11h58
Assessores do candidato a governador Wellington Dias (PT) ouvidos pelo GP1 negaram que na data de 03 de julho tivessem participado de atividades de cunho eleitoral. Em entrevista, o assessor Jonas Trindade negou presença nas atividades políticas de Wellington Dias, em Parnaíba e Piracuruca. “Eu não estive nas cidades [Parnaíba e Piracuruca] nesta data. Além disso, o senador conhece a lei e possui assessores que sabem o que é correto ou não. Portanto, tenho certeza que ele esteve em atividade parlamentar e não política. Sempre estamos pautados dentro da lei”, afirmou Jonas Trindade. 

Documento publicado pelo Portal da Transparência do Senado Federal mostra o contrário, Jonas esteve em Parnaíba na data indicada e sua hospedagem foi paga com dinheiro proveniente da Cota Para Exercício da Atividade Parlamentar, que é disponibilizada para o parlamentar custear atividades relacionadas ao mandato.

GP1  apurou que o assessor esteve hospedado na Pousada dos Ventos que fica localizada na Avenida São Sebastião, 2586, bairro Nª Sª de Fátima, em Parnaíba e foi despendido, em flagrante desvio de finalidade, o valor de R$ 122,50 (cento e vinte e dois reais e cinquenta centavos) referente a “despesa com hospedagem do assessor Jonas Trindade Pereira, matricula 236552, em viagem ao interior do estado, a serviço do mandato paramentar”. Também foi gasto o valor de R$ 104,01 (cento e quatro reais e um centavo) com a empresa Santos Industria (Posto Quality) localizado na Avenida Pinheiro Machado, 1852, bairro Rodoviária, em Parnaíba, referente a "despesa com aquisição de combustível em viagem ao interior do Estado, a serviço do mandato parlamentar".

Confira abaixo o documento ou clique aqui para visualizar melhor

Imagem: ReproduçãoViagem do assessor Jonas Trindade(Imagem:Reprodução)Viagem do assessor Jonas Trindade

Já o assessor Álvaro Carneiro entrou em contato com o GP1 e explicou que Wellington Dias cumpria agenda administrativa na data. “A agenda do senador era estritamente administrativa. O período era pré-eleitoral, portanto, não era permitido fazer campanha. Inclusive temos a cronograma que o senador cumpriu nessa data de 03 de julho”, garantiu Álvaro afirmando que enviaria o cronograma, mas até o fechamento da matéria nada havia sido enviado.

Fotos do evento político promovido pelo prefeito Raimundo Alves, de Piracuruca, mostram o contrário, na noite do dia 03 de julho, com maciça presença de amigos e correligionários, o prefeito anunciou apoio ao candidato petista, que também estave presente e agradeceu o apoio. É possível constatar a presença de Álvaro Luís Carneiro o que desmente a afirmação que a agenda de Wellington Dias teria sido administrativa ou mesmo de gabinete.
Imagem: Mais PiracurucaÁlvaro Carneiro em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca )Álvaro Carneiro em Piracuruca
Imagem: Mais PiracurucaPrefeito Raimundo discursando e ao lado dele Wellington Dias e Margarete Coelho(Imagem:Mais Piracuruca)Prefeito Raimundo discursando e ao lado dele Wellington Dias e Margarete Coelho
Da mesma forma o assessor Francisco Antônio de Sousa Filho, o "Chico Antonio", ex-prefeito de Esperantina, confirmou que esteve em Piracuruca, mas negou presença em Parnaíba. “Estive em Piracuruca, mas foi uma atividade de gabinete na parte da tarde, mas não estive em Parnaíba”, explicou Chico Antônio.

Foto mostra que Chico Antonio também estava presente no evento, realizado à noite, o que desmente a declaração de que esteve na parte da tarde.
Imagem: Mais PiracurucaEx-prefeito Chico Antonio em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Ex-prefeito Chico Antonio em Piracuruca

Investigação

O Ministério Público Eleitoral já está investigando o uso da cota parlamentar e servidores do Senado Federal na campanha do senador Wellington Dias (PT). O procurador eleitoral Kelston Lages determinou que um dos procuradores auxiliares faça a averiguação e conduza o processo. O MPE apura o pagamento de despesas do senador com combustíveis, aluguel de aeronaves, hospedagem e alimentação na campanha eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral quer saber se essas despesas são ressarcidas pelo Senado. Pelo Regimento Interno do Senado, a cota se destina ao pagamento de despesas com o exercício da atividade parlamentar, como viagens, hospedagem, almoços e jantares em restaurantes, entre outros.

O MPF alerta que o uso de servidores como cabos eleitorais é vedado pela Lei Eleitoral.

Confira mais fotos do evento

Imagem: Mais PiracurucaEvento em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Evento em Piracuruca
Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca
Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca
Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca
Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca

Nenhum comentário:

Postar um comentário