domingo, 10 de agosto de 2014

Iphan realiza exposição sobre cajuína no Museu do Piauí

A exposição Cajuína no Piauí – Produção Tradicional e Práticas Sócio-Culturais será aberta na próxima quinta, dia 14 de agosto, a partir das 9 horas, no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes.
Segundo a diretora do Museu, Dora Medeiros, a exposição tem caráter didático e fica aberta ao público até o dia 29 de agosto, período em que estudantes e público em geral poderão conferir 12 painéis que retratam todo o processo de produção da cajuína, bem como sua importância na cultura, que simboliza os laços existentes entre famílias produtoras.
“Nossa proposta é atrair o público para um maior conhecimento de produção desse patrimônio cultural brasileiro, que representa a hospitalidade e está tão bem presente na cultura local”, diz Dora.
Os painéis, segundo Dora Medeiros, são explicativos e mostram todo o processo de produção com fotografias e informações sobre a luta para aquisição do registro como patrimônio cultural. “Primeiro, a cajuína obteve o registro estadual e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) levou a proposta para aprovação do Conselho Consultivo, em Brasília”, explica.
A exposição é uma realização do Iphan em parceria com o Governo do Estado, através da Fundac e Museu do Piauí e fica aberta ao público de terça a domingo: nos turnos manhã e tarde de terça a sexta; e pela manhã aos sábados e domingos. As visitas de escolas devem ser agendadas no Museu do Piauí, através do telefone 3221 6027.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário