quinta-feira, 28 de agosto de 2014

EMPRESA RESPONSÁVEL PELA PROPAGANDA DE WD COPIOU IDEIAS DE DUDA.

PROGRAMA TERIA SIDO MUDADO em cima da hora para ficar parecido com o de Zé Filho

O comunicador José Abelardo Barbosa de Medeiros, o ‘Chacrinha’, costumava dizer que “na televisão, nada se cria, tudo se copia”. Algo questionável. Mas isso foi justamente o que ocorreu no programa eleitoral do candidato Wellington Dias (PT) exibido no início da tarde desta quarta-feira (27) durante o horário gratuito.

Percebendo que perdia na forma e no conteúdo, a SA Propaganda do publicitário Siqueira Campos resolveu chupar o máximo possível as ideias trazidas pela equipe de Duda Mendonça. A agência de Siqueira Campos está procurando transformar o ‘oba oba’ levado ao ar em algo com mais impacto, que influencie o eleitorado. O problema é que optou pelo caminho errado.

O que está sendo feito pela equipe de Duda Mendonça é justamente o que chegou a dizer certa vez um de seus experientes membros, o jornalista Dante Matiussi: “nós fazemos o óbvio”. No entanto, um “óbvio” balizado, consciente, fundamentado em pesquisas qualitativas, em trabalho, testes e dedicação. As cores foram pensadas, a arte gráfica preparada para um candidato que não era conhecido, o discurso readaptado e orientado. Não há nada fora do lugar. E é tudo original.

MAIS DO MESMO
Do outro lado, porém, se constata um planejamento primário que está ficando evidente. Desde o segundo programa de Wellington Dias, levado ao ar semana passada, se percebeu que as cores presentes no material apresentado descaracterizava o Partido dos Trabalhadores. A agência decidiu abandonar quase que completamente as cores do PT. Ela passou a usar cores com tonalidades – amarelo e verde - semelhantes à propaganda eleitoral do candidato Zé Filho (PMDB)
Vermelho do PT foi praticamente abandonado na propaganda de WellingtonVermelho do PT foi praticamente abandonado na propaganda de Wellington
É certo que o PT, devido ao desgaste com o mensalão, optou por perder sua identidade visual na campanha nacional. O site da presidente Dilma Rousseff, por exemplo, é um show de cores, abandonando o vermelho típico da sigla. Aquele mesmo vermelho usado na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2001.

A investida naquela ocasião foi na criação do mote “Lula, Paz e Amor” e não no abandono da identidade do partido, que era associado à agressividade, à radicalidade, à bagunça. Ainda assim, e mesmo havendo a necessidade de desconstruir o antigo Lula e criar um novo, as cores do Partido dos Trabalhadores foram mantidas. Não foi preciso se afastar da história do partido, muito menos ter vergonha da sigla.
Programa está mais didático e com propostas mais claras ao eleitorPrograma está mais didático e com propostas mais claras ao eleitor
O que se vê no Piauí, porém, é bem mais do que um simples abandono da cor. Porque além de se distanciarem do vermelho, a agência contratada por Wellington Dias resolveu copiar escancaradamente e sem constrangimento algum a forma como são apresentadas as propostas do candidato petista. Até o terceiro programa de Wellington Dias essas propostas não existiam e quando passaram a existir elas surgiram de forma tímida, não compreensíveis.

ERRO DA SA, DE SIQUEIRA CAMPOS, DEIXA EVIDENTE A ‘CHUPADA’
Para comprovar o que se sustenta, a agência de Siqueira Campos deu sua colaboração com uma gafe primária. Preparou um programa para ir ao ar nesta quarta e modificou na última hora. Postou no site o formado original e exibiu na TV um outro. Justamente aquele em que chupou de forma questionável a proposta trazida pela equipe de Duda.
PROGRAMA EM SEU FORMATO ORIGINAL
No programa clone há a apresentação de propostas semelhantes na forma às lançadas ao público através do programa de Zé Filho. Isso é evidente no tempo 4’48’’ de ambos os vídeos disponibilizados nesta matéria.
Imagens do debate foram inseridas no lugar de imagens sobre feitos de W.Dias.Imagens do debate foram inseridas no lugar de imagens sobre feitos de W.Dias.
No programa original, a apresentação de informações sobre o que Wellington Dias diz ter feito na área de ensino médio e o que fará em todo a integralidade do ensino é mal feita. Passa despercebida.
Em dado momento do vídeo, Wellington conversa com estudante que diz ter tido a vida transformada por WellingtonEm dado momento do vídeo, Wellington conversa com estudante que diz ter tido a vida transformada por Wellington
No outro, no programa com a ‘chupada’, ela permanece, mas a parte propositiva é mais bem trabalhada, com desenhos movimentados, explicadas aos moldes do material de Duda Mendonça e exibida como se fosse uma idéia original. Nesse ponto, após os 4’48” de exibição, o programa é acrescido do “Como Fazer”, rico em artes e em detalhes, predominando as cores verde e amarela.
PROGRAMA QUE FOI AO AR NESTA TARDE
NÃO É ESSE, É O OUTRO
Menos de uma hora depois do programa ir ao ar, a SA Propaganda percebeu o erro e substituiu no site do candidato a ‘versão’ pelo material exibido na TV.
Um pouco de pesquisa sobre a história de Duda e o da de sua equipe seria suficiente para perceber que quando entram numa campanha, entram planejados com antecedência. E embora tudo pareça já traçado, são preparados para lhe dar com adversários que se utilizam desse artifício: a cópia de idéias.
A equipe de Duda já é acostumada a deixar nos estados e países por onde passam seu know how, advindo de uma forma diferente de trabalho, de uma forma diferente de apresentar seus programas em forma e conteúdo. Entretanto, se precisar retornar a esses lugares sempre tentarão se superar e fazer melhor ... de forma original.

COMO A SA PROPAGANDA QUER SER CONHECIDA?
Nesse aspecto, a SA Propaganda, que ao optar por copiar decidiu ‘aprender’ a fazer programa eleitoral – além de reconhecer de público que vinha fazendo errado, ainda que o “óbvio”, precisa se questionar se ao final deste pleito quer ser vista somente como uma agência que para se manter no páreo recorreu a recursos outros que não os éticos, ou se quer ser uma agência que enfrentou adversários renomados, mas que não deixou a desejar.

Esperando acreditar que os profissionais da SA Propaganda assim procederam por influências externas – embora se tenha informação internas que dizem o contrário, é válido ressaltar que a equipe de Duda Mendonça não padece nem sofre com pressões outras. Fazem o que fazem porque sabem o que fazem. E condenam aquilo que vai de encontro às suas convicções.
Repórter: Rômulo Rocha
Publicado Por: Apoliana Oliveira

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