quarta-feira, 18 de maio de 2011

Grevistas da Uespi enfrentam governador durante visita à Facime

Wilson Martins foi recebido com faixas. Estudantes anunciam que irão grevar junto com professores.

Imprimir
Texto: A- A+

O governador Wilson Martins foi abordado por estudantes e professores da Universidade Estadual do Piauí quando chegava para uma visita à Faculdade de Ciências Médicas da instituição. Com faixas e sob gritos de que o governo precisa abrir negociação, Wilson Martins reagiu:

"Suspenda a greve que eu negocio", respondeu o governador. "Desde setembro apresentamos nossa pauta de reivindicações", retrucou Graça Ciríaco, presidente da Associação dos Docentes. "E nós tivemos por 3 horas no Karnak e vocês não apresentaram nenhuma pauta concreta", reagiu Wilson.

Em meio a gritos e tumultos, o governador reafirmou que não vai negociar com os professores em greve. Wilson garantiu que irá atender 100% das reivindicações da Facime e irá realizar concurso para 200 vagas de professor efetivo na Uespi.

"É preciso respeitar o direito da manifestação. Agora, não vale ganhar no grito, mas no argumento",

O governador vistoriou a estrutura da Facime aos gritos dos estudantes: "Governador petulante não conversa com estudante" e "Governador não negocia, faz atentado contra democracia".

Wilson disse que há um mês esteve reunido com uma comissão no Palácio de Karnak e após isso encaminhou as solicitações dos grevistas.

O professor Ednaldo Miranda, coordenador da Facime, disse que foi autorizada a reforma imediata do auditório, construção do laboratório de fisioterapia, enfermagem e a clínica escola de psicologia.
O governo alega que só negociará se a greve for suspensa, assim como aconteceu com os policiais civis, que resolveram dar uma trégua de uma semana.

O movimento grevista, que começou com os professores, agora ganhou a adesão dos alunos. Os estudantes farão uma assembleia hoje, às 15h, para decidir sobre a paralisação no campus Torquato Neto

Os alunos acompanham a visita do governador carregando faixas com dizeres"Estamos em greve SOSUESPI". Ontem, alunos e professores promoveram um twittaço, no microblog Twitter, e conseguiram que o assunto fosse o 2º mais comentado do Brasil.

Estudantes de Picos já aderiram à greve e estão se dirigindo à Facime para se unir ao movimento.

Daniel Solon, diretor da Associação dos Docentes, disse que o governo não apresentou nenhuma contraproposta e o movimento precisa diagolar com o governo.


"Estamos aqui tentando um diálogo. O movimento reivindica estruturação no campus da Uespi, contratação de professor efetivo e o salário 20 horas saia de R$ 1.000 para R$ 2.200, que o calculado pelo Dieese", explicou.

Flash de Yala Sena
Redação de Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

Um comentário:

  1. Cuidado governador. Pois aquele bolo verde que lhe ofereceram no palacio era de Kriptonita. Fique esperto pois o lex lutor é careca, e ele pode esta disfarçado de jornalista.

    ResponderExcluir