domingo, 22 de maio de 2011

As cachoeiras e mais belezas


As cachoeiras são uma das visões mais belas dos municípios do interior



As belezas naturais dos municípios de Castelo do Piauí, Juazeiro e Novo Santo Antonio vão ser exploradas e contempladas pelos pilotos que competem hoje no Enduro do Marvão. Apesar da adrenalina durante a competição, os pilotos poderão apreciar todo o trecho da prova, que larga de Castelo do Piauí em direção ao município de Novo Santo Antonio, que é repleto de belezas naturais e pontos turísticos representativos, a começar pela Pedra de Castelo, um verdadeiro sitio arqueológico cravado no coração de Castelo do Piauí. O suntuoso monumento também é um lugar sagrado e místico, que sempre influenciou o imaginário da população local.
Além disso, a região de Castelo do Piauí possui diferentes formações rochosas: o cânion verde, onde se situam as serras que abrigam o grande cânion; e o canalão, por onde o rio Poti corre estreito entre monumentais paredões de aproximadamente 50 metros de altura. Os competidores percorrerão ainda muitas estradinhas, médias horárias justas e inúmeros trechos de belezas naturais cercadas de 10 cachoeiras no município de Novo Santo Antonio, considerado o mais novo Roteiro das Cachoeiras, localizado na região Norte do Estado e a 112 km de distância de Teresina.
A região foi inserida no Pólo Turístico de Aventura e destaca-se pelas paisagens naturais apresentadas pelos variados espelhos e quedas d'água como o rio Canudos e o rio Caiçara que deságuam no rio Poti, formando corredeiras, cachoeiras e uma vegetação exuberante, ideal para o banho e a prática de cachoeirismo, acampamento, caminhadas, boiacross, rapel, rafting, e claro, trilha. Vale ressaltar que os apaixonados por adrenalina têm, através do enduro de regularidade, uma oportunidade de conhecer lugares de difícil acesso e beleza inigualável.
Destaca-se a Cachoeira do Rosário, um lugar que é emoção garantida nesse saudável contato com a natureza e com um refrescante banho na Pigoita, local denominado para a passarela sobre o Rio Canudos, construída recentemente para facilitar o deslocamento da população. Vale ressaltar que todo o Roteiro das Cachoeiras esta recebendo uma infraestrutura com a construção de quiosques para atender os turistas que não tinham fácil acesso às cachoeiras.
O Enduro do Marvão vale pela 1ª etapa do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade e comemora seus 10 anos da melhor maneira: com o pé na estrada, proporcionando a seus participantes conhecer novos lugares, ampliar as amizades e viver muitas aventuras. A competição, que conta com a participação de pilotos do Piauí e Maranhão, é organizado pelo Castelo Trail Club e tem apoio da Federação de Motociclismo do Piauí. A prova de regularidade é uma competição contra-relógio, pois vencem os competidores que errarem menos, dentro de um percurso com apuração via GPS, que garante a agilidade do resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário