quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sistema de Lotação de servidores é apresentado como positivo pela Seduc


O sistema de lotação dos trabalhadores em educação que havia sido acordado em audiência realizada em julho de 2015 foi apresentado nessa quarta-feira (20) no Ministério Público do Piauí, entre os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em educação no Piauí – SINTE-PI e da Secretaria Estadual de Educação-Seduc, mediados pelo promotor Fernando Santos, houve 
Após seis meses de preparação e levantamento de dados, a Seduc apresentou o Sistema de Lotação que visa facilitar o acompanhamento das escolas com relação ao número de professores efetivos e substitutos, funcionários ativos e licenciados em todos os municípios do estado.
Pelo Sistema de dados pode-se consultar por gerências regionais, escolas, servidor por nome e matricula, vinculo do servidor, formação, função, Carga Horária contratada, carga horária exercida, numero de turmas atendidas por esse professor, dentre outras informações.
Os diretores do SINTE-PI, presentes na reunião avaliaram e concordam que o sistema é vai facilitar a lotação dos professores e funcionários, inclusive vai ajudar na fiscalização e acompanhamento do quadro de efetivos e substitutos. “O ideal é que, após a finalização da lotação dos trabalhadores e, educação para o ano de 2016, esses dados sejam disponibilizados no Portal da Transparência”, enfatizou professora Odeni de Jesus, presidente do SINTE-PI.
O SINTE-PI observou que há uma discrepância de dados na lotação por disciplinas, pois de acordo com a legislação o número de substitutos não pode ser superior a 20% do total de efetivos, e não é o que acontece por exemplo na disciplina de Física. Nesse caso, o número de professores efetivos é de 394, substitutos 592, fora de sala de aula em atividade pedagógica, função de administração ou cedidos e licenciados temos 
De acordo com os dados apresentados referente a lotação de 2015, foi apresentado o seguinte gráfico de servidores da educação:
 
O promotor Fernando Santos considerou o número de servidores cedidos ou exercendo outras funções alto e preocupante. Disse que após a conclusão da lotação para 2016, que tem prazo até 31 de janeiro para ser finalizada, a Seduc deve rever esses números e fazer um levantamento de despesas que a secretaria está tendo com esses professores fora de sala de aula, e orienta que devem voltar para sala de aula e dispensar os substitutos, destacou Santos.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário