sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

De licença e sem dar aulas, irmão de Kléber Montezuma recebeu até o 13º

Por Rômulo Rocha
TUDO EM FAMÍLIA, GENTE...
O secretário de Educação de Teresina, Kléber Montezuma, há muito está sendo acusado por professores de permitir inúmeras regalias a seu irmão, aquele que vive em Natal, no Rio Grande do Norte, e se chama João Gervásio dos Santos Neto. E tudo em tempo hábil. Sangue é sangue, mas quando se mistura com a questão pública, a situação ganha outra conotação.
13º SALÁRIO SEM DAR AULAS?
Por último, agora, o que teria ocorrido é o pagamento de um 13º no final do ano de 2015, mesmo Gervásio estando de licença por dois anos e sob a acusação de não estar dando aulas há muito tempo.
O próprio secretário de Educação, ao tratar com a professora Anny Luz sobre o assunto, quando ela o questionava sobre o irmão, ele a respondeu: “Ah, ele se encontra de licença sem vencimento”. E depois afirmou: “Anny, você está falando de quem está respondendo inquérito administrativo exatamente pelo o que você fala”.
O irmão de Kléber Montezuma, aquele que não dá aula e vive em Natal, tem uma licença para tratar de interesses particulares, permitida através da portaria Nº 584/2015-GS-SEMA, concedida pela Secretaria de Administração, no período compreendido entre 01.10.2015 a 01.10.2017.
gervasio.png
Os que são contra a essa relação de irmãos envolvendo o dinheiro público argumentam que essa remuneração não poderia ser paga de forma alguma.
“João Gervásio não trabalhou em 2014 pela SEMEC, muito menos em 2015. O irmão de Montezuma desde 2014 não dá uma aula sequer”, sustenta o professor Marcelo Crespo, da rede municipal de ensino.
O certo é que está lá, no Portal da Transparência. O irmão de Kléber Montezuma, aquele que vive em Natal, recebeu R$ 2.883,84 líquido. Isso no mês do Natal, dezembro.
page-romulo.jpg
CADÊ O LIVRO DE FREQUÊNCIA?
“Ele não tem livro de ponto, pois não trabalhou na escola, nem em lugar algum”, sustenta Crespo.
“Fomos investigar na escola, temos um áudio gravado do diretor da escola e da coordenadora da escola afirmando isso. Nem eles souberam explicar o destino do irmão do secretário”, acrescenta.
Ainda segundo Crespo, toda escola da rede municipal teria frequência e Diário de Classe, onde o professor confirma sua frequência e o que lecionou.
Isso porque de posse da frequência, a direção da escola a envia à Secretaria Municipal de Educação, que por sua fez a envia à Secretaria Municipal de Administração e por fim, é autorizado e executado o pagamento.
Mas o irmão de Montezuma não teria tais frequências.
ELE JÁ RESPONDE A INQUÉRITO ADMINISTRATIVO
João Gervásio já responde a inquérito administrativo por abandono de cargo, datado ainda de março de 2015, após publicação de matéria do 180.
E mesmo assim conseguiu uma licença para tratar de “assuntos particulares”. Isso. Em Natal.
gervasio-2.jpg
A Procuradoria Geral do Município de Teresina, afirmou que “nesse caso, com relação à licença, esta não poderia ser concedida, caso seja para tratar de interesses particulares”. Mas como se vê, o irmão do secretário conseguiu. Brasil, sabe como é.
SINDICALISTA
Ah, em Natal, o irmão de Kléber atua até como sindicalista em manifestações por um sindicato chamado SINDSAÚDE RN, como se fosse servidor da Saúde do Rio Grande do Norte.
gervasio-3.jpg
É assim que essa turma da SEMEC trata a Educação de Teresina, o mais importante pilar de combate à criminalidade?
MEMBRO DO PSTU
O irônico é que João Gervásio é filiado ao PSTU, partido que tem a fama de lutar justamente contra esse tipo de mazela.
Em 2014, ele até andava a tiracolo, no período eleitoral, com Amanda Gurgel, vereadora... em Natal.
Gurgel pertence ao mesmo partido de Gervásio e juntos pediam votos para os candidatos da sigla naquele estado.
MAIS IRÔNICO AINDAAmanda Gurgel ganhou notoriedade em 2011 após se pronunciar no Congresso Nacional sobre a situação dos professores e da Educação no país.
materia.jpg
Logo após se elegeu vereadora em Natal.
Está na hora dela vir falar sobre a Educação em Teresina e no Piauí. E com conhecimento de causa, não é não Montezumas?
Blogueiro: Rômulo Rocha
Publicado Por: Rômulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário