quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Prefeitura e estudantes entram em acordo: saiba o que ficou acertado

Depois de quase 13 horas de negociações, os estudantes e trabalhadores do movimento #contraoaumento e o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, finalmente entraram em acordo.

Entre os acertos entre as duas partes, ficou definida que a segunda passagem da integração será gratuita em um prazo máximo de 30 dias, período necessário para adequações no sistema, segundo alegação da administração municipal.

A seguir, o que ficou acertado entre manifestantes e Prefeitura de Teresina:

1) Retirada imediata da tarifa da segunda viagem, respeitando o prazo de 30 dias para a adequação do sistema
2) Ampliar para 90 minutos (uma hora e meia) o tempo de integração dos percursos até oito quilômetros do Centro de Teresina
3) Ampliar para 120 minutos (duas horas) o tempor para integração dos percursos acima de oito quilômetros até o Centro de Teresina
4) Continuar a implantação do Plano Diretor, com as devidas modificações referentes à bilhetagem eletrônica
5) A Prefeitura de Teresina não se opõe à realização de audiência pública para a discussão dos contratos de concessão de transporte público, ora judicializado
6) Integração total entre todas as 33 linhas já integradas até o dia 1º de março
7) Integração total de mais 23 linhas até 1º de junho (totalizando a integração de 56 das 92 linhas de ônibus em Teresina)
8) Não haverá novo reajuste no preço da passagem de ônibus de Teresina em 2012.

A reunião foi mediada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, e pelos procuradores Tranvanvan Feitosa, do Ministério Público Federal, e Alípio Santana, do Ministério Público Estadual. Entre os estudantes que participaram da reunião, estavam Cássio Borges (DCE-UFPI), Manuela Braga (Dirigente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas), Raiza Lima (UNE), Antônio Fagner (UMES), Hallen Rodolfo Chaves (UMEST), Enzo Samuel (UJS), José Eduardo Borges (DCE-CET), Fábio Nunes (CUT Juventude), Bem Hur Veras (DCE IFPI), Jordão Costa (DCE-CEUT), Danilo Cruz (CCEP) e Alexandre Carvalho (UMES).

Logo após a reunião, Elmano Férrer e estudantes concederam entrevista coletiva e falaram sobre os compromissos acertados. "Foi uma reunião muito positiva em todos os aspectos. Acreditamos que todos saíram ganhando. A partir de agora, esperamos consolidar os sistema de integração do transporte coletivo de Teresina", assinalou o prefeito.

Também presente à reunião, o líder estudantil Deolindo Moura qualificou como importantes os acertos com a administração municipal. "Hoje, conquistamos muitos avanços, principalmente no que diz respeito à integração. Agora, é sentar com o movimento e apresentar o que foi acertado", destacou.


Reportagem e foto: Flávio Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário