quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Médicos farão ação social como protesto na praça João Luís

No local, estarão presentes especialistas nas áreas de pediatria, ortopedia, urologia, ginecologia, endocrinologia e saúde mental.

O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e Associação Piauiense de Medicina (Aspimed) realizam no próximo dia 14 de janeiro, de 8h às 12h, na Praça João Luís Ferreira, Centro de Teresina, uma grande ação social de promoção e prevenção da saúde. No local, estarão presentes especialistas nas áreas de pediatria, ortopedia, urologia, ginecologia, endocrinologia e saúde mental.

Com o slogan “Ação e Protesto em Defesa do SUS”, a categoria médica promove um protesto marcado pela ação social e quem se beneficia é a população teresinense, que terá orientação especializada sem a burocracia dos hospitais.

Assim, a mobilização busca chamar a atenção das autoridades em prol de um tratamento mais digno para os profissionais da saúde e seus pacientes. Mas ao invés de paralisar os trabalhos, as entidades médicas vão reunir seus profissionais e técnicos da área da saúde para prestar um serviço gratuito à população.

As entidades médicas acreditam que a ação faz parte da luta pela valorização do médico, mais recursos para a saúde, melhores condições de trabalho, mais qualidade na gestão do SUS e no atendimento à população. Para eles só quando tais questões forem resolvidas, a maioria dos problemas do SUS será sanada.

Para a presidente do Sindicato dos Médicos, Dra. Lúcia Santos, o protesto em forma de ação social busca não só lutar por uma saúde pública melhor, mas mostrar a preocupação dos profissionais da saúde em prestar um serviço de qualidade à população. “Não é porque é um serviço público que tem que ser ruim. Queremos levar um bom atendimento para nossos pacientes em todos os hospitais que atendem pelo SUS, mas para isso também temos que ter um mínimo de condições de trabalho. Dessa forma, estaremos protestando e servindo a população ao mesmo tempo”, ressalta a médica.

Quem for ao local encontrará uma estrutura com stands montados, muita música e profissionais qualificados prestando serviço em diversas áreas, entre elas pediatria com consultas, pesagem das crianças, exames e orientações aos pais. Às mulheres serão prestados esclarecimentos sobre prevenção. Também serão feitos aos visitantes testes de glicemia e aferição de pressão arterial em jovens, adultos e idosos.

A iniciativa do protesto partiu das entidades médicas e conta com o apoio da Associação dos Diabéticos.

redacao@cidadeverde.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário