domingo, 29 de junho de 2014

Mudanças na Lei de Incetivo Fiscal atraem grandes empresas para o Piauí

Por Karla Danielle da Silva

Atendendo ao pedido de industriais interessados em se instalar no Piauí, o governo do Estado fará alterações na Lei de Incentivo Fiscal, Lei Nº 6.146. As alterações serão em relação ao aumento do prazo de concessão de incentivos fiscais  e ainda será feita uma reavaliação de quais setores são prioridade para o Estado. No último dia 25, o Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado do Piauí esteve reunido para aprovar concessões de regime especial e ainda formular a política industrial do Estado.

“Ouve uma demanda por parte dos industriais e as alterações estão sendo avaliadas pela Procuradoria Geral do Estado. Além da isenção de 100% nos primeiros anos, para empresas com mais 50 mil empregados, agora vamos ampliar o prazo para concessão de incetivos. Vamos também reavaliar quais setores são prioridades para o Estado neste momento”, informou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Patrícia Freitas (foto abaixo).



Atualmente existem várias empresas em negociação para serem instaladas no Piauí. A previsão é que, com as alterações na Lei 6.146, a Lei de Incentivo Fiscal, a demanda aumente. Somente este ano, 14 empresas já foram beneficiadas com incentivos fiscais, sendo 8 na capital e 6 no interior do Estado, gerando um total de 2.109 empregos diretos e indiretos.

“É preciso deixar claro que o Estado, ao conceder esses incentivos, não está abrindo mão de nada, mas sim incentivando o desenvolvimento industrial. Essa é uma bandeira do governador Zé Filho, que prima pelo desenvolvimento no Estado”, destaca Patrícia Freitas.

Mais duas grandes indústrias devem ser instaladas aqui no Estado ainda este ano, são elas: a Tomazini, fábrica de produção de proteína animal que deve ser instalada em Uruçuí e a GlobalTech Trading, que confecciona Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de uso obrigatório em indústrias. Juntas, elas devem gerar 406 mil empregos diretos e indiretos. 

Este ano, o maior volume de investimentos na indústria no Piauí se deu no setor de transformação. Já foi investido um valor de R$ 266.301.208,63. E o setor industrial responde hoje por 16,19% do PIB do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário