sexta-feira, 13 de junho de 2014

É Zé Filho que enfrentará Wellington Dias no segundo turno

Governador Zé Filho tem, praticamente, garantida sua presença no segundo turno da eleição de outubro a prevalecer levantamento realizado por instituto de pesquisas que trabalha para grande instituição que, sistematicamente, acompanha o movimento dos números de eleitores, as abstenções, o total de votos nulo e brancos e, enfim, o resultado final num cenário com 2,3 milhões de votos válidos. 

Nesse cálculo ele coloca as chances de cada candidato sempre por baixo. O pesquisador indica Wellington Dias com 30% dos votos válidos e José Filho com 20% do total apurado. O pesquisador projeta eleitorado de 2,3 milhões, a ser anunciado nos próximos dias pela Justiça. O levantamento indica que o total de abstenções e os votos nulos e brancos alcançariam os 20 por cento do total. 

Sendo assim dos 2,3 milhões restariam 1 milhão 840 mil votos válidos. É sobre este número que projeta 30% para Wellington Dias; 20% para Zé Filho enquanto que Silvio Mendes apareceria ao final da eleição no primeiro turno com 15% dos votos e Mão Santa com 10%. Inclui ainda a soma total dos votos dos candidatos dos pequenos partidos em torno dos 3%.

Imagem: Montagem TribunaClique para ampliarOs protagonistas do segundo turno da eleição.(Imagem:Montagem Tribuna)Os protagonistas do segundo turno da eleição.

Neste caso a eleição seria disputada no segundo turno com Wellington Dias em primeiro lugar e Zé Filho em segundo. Caberá aos dois a disputa também por apoios dos que não conseguiram passar do primeiro turno. O autor do cálculo leva em conta o poder de aglutinação do representante do PT pela sua experiência e força DO Governo Federal, no Piauí, onde se calcula um total de 65% da população beneficiado pelo programa de inclusão social Bolsa Família.

Já o governador Zé Filho tem ao seu favor o fato de estar no exercício do mandato, sem que isso represente que vá usa-lo em seu favor e as conversas iniciadas com o PSDB de Silvio Mendes. Adiante ainda que no segundo turno será muito difícil ver Mão Santa no palanque do PT.

FONTE: Chyco Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário