sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

E AS EMPRESAS QUE VIVEM DE GANHAR DINHEIRO COM SERVIÇO MEIA BOCA. VÃO GOSTAR?

Câmara vai discutir utilização do asfalto ecológico em Teresina

Por proposição do vereador Antonio Aguiar (PROS), Legislativo vai discutir implantação da técnica durante audiência pública.

A Câmara Municipal de Teresina vai realizar, em breve, uma audiência pública destinada a discutir a possibilidade de utilização de pneus inservíveis na produção do chamado asfalto ecológico (ou asfalto borracha), para a pavimentação de ruas e avenidas da capital.
A proposta foi apresentada esta semana pelo vereador Antonio Aguiar (PROS), e pode ajudar a resolver o problema da destinação dos pneus inutilizáveis, que chegam a levar até 600 anos para se decompor no meio ambiente.
Segundo pesquisas realizadas na Universidade Federal de Santa Catarina, o asfalto ecológico melhora a pavimentação em termos de durabilidade, segurança e economia, em relação às opções convencionais. Desta forma, além de gerar benefícios ambientais, o asfalto ecológico também garantirá uma maior economia de recursos públicos do município.
Usada nos Estados Unidos, na Europa e na África do Sul desde a década de 1980, a técnica também passou a ser adotada em Estados brasileiros, como Santa Catarina, São Paulo e Bahia, onde já existem, inclusive, empresas especializadas no processo de reciclagem de pneus. "O Estado do Piauí, com destaque para Teresina, tem apresentado um significativo crescimento de sua frota de veículos. Embora represente uma melhoria da condição financeira da população, isso também significa maiores dificuldades para encontrar uma destinação segura para os resíduos dos pneus utilizados nos veículos, cuja vida útil é relativamente curta. Por essa razão, considero importante trazer essa bem sucedida experiência para nossa cidade", afirma Antonio Aguiar.
O vereador acrescenta que a técnica inovadora também teve sua qualidade certificada pela Petrobras, multinacional brasileira especializada na exploração, produção, refino, comercialização e distribuição de derivados do petróleo. De acordo com a empresa estatal, as principais vantagens do asfalto borracha são sua alta elasticidade, alta resistência ao envelhecimento, alta coesividade e excelente relação custo/benefício.
Antonio Aguiar (PROS) defende uso da técnica em Teresina. Ele destaca que o asfalto ecológico também proporcionará uma economia para o município, além de contribuir com a preservação ambiental.
Edição: Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário