quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Prefeitura sorteia mais de sete mil casas do Minha Casa Minha Vida

A prefeitura de Teresina, em parceria com a Caixa Econômica e com o governo Federal, realiza sorteio da terceira etapa do programa Minha Casa Minha Vida. Ao todo serão sorteadas 7.645 unidades para 12 conjuntos residenciais em Teresina.
Cinco residenciais já estão prontos para morar, e os demais em fase de conclusão, são eles: Residencial Portal da Alegria 6B, Residencial Jardim Caneleiros A, Caneleiros B, Jardim dos Ipês, Professor Wall Ferraz, Edgar Gaioso, Orgulho do Piauí, Francisco das Chagas Oliveira, Sigefredo Pachêco 3, Angicos, Bosque Sul e Judite Nunes.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Aires, 32.089 familias se cadastraram no período de 25 de março a 25 de junho.
O cadastro que era realizado pela internet foi refeito pela prefeitura para a forma presencial. "Estou emocionado de ver tanta gente aqui, isso mostra a confiabilidade com o trabalho feito pela prefeitura nesse novo cadastro", afirmou o secretário.
Os sorteados sao divididos ppr grupos, 75%  para os inscritos que atendem entre 5 e 6 dos criterios e 25% para os que atendem de 1 a 4. 10% das casas vão ser para as cotas dos idosos de mais de 60 anos e 10% para pessoas com deficiência ou famílias que tem alguém com deficiência.
"Hoje vamos sortear casas para um pouco mais de 10 mil famílias e teremos o cadastro de reserva, é bom ver tanta gente beneficiada pelo programa porque um teto é direito de toda família. Só quem vive de aluguel ou de favor em ocupação ou área de risco é que sabe o valor que tem uma casa. Essa casa não é só mais uma obra, mas dá segurança a família. Teresina possui hoje um deficit habitacional de 30 mil residências e com o sorteio de hoje vamos diminuir um terço desse deficit", afirmou o prefeito.
Em seu discurso, Firmino acrescentou que o cadastro foi modificado para garantir mais segurança na distribuição das casas e pediu que os próprios beneficiados fiscalizassem irregularidades de moradores. "Foi modificada a forma de fazer o cadastro para dar a casa para quem realmente precisa. Quando era inscrição pela internet haviam muitas fraudes. Ele pediu que a população sorteada constatasse algo de quem não precisasse de casa. Se alguém for sorteado e não se enquadrar nas regras, tiver casa própria ou carro do ano, não merece receber a casa. Se por acaso depois do sorteio de hoje, algumas pessoas mal intencionadas receberem a unidade, nós não iremos permitir. Peço que fiscalizem, que sejam vozes e ouvidos do programa", afirmou o prefeito.
Maria Rejane Alves, de 28 anos, uma das sorteadas, contou que morava com a mãe de favor e que a muito tempo esperava ser contemplada. "Já estava perdendo as esperanças, mas Deus viu a minha necessidade, agora é vida nova, vou viver em uma casa minha com minha filha e ser mais feliz do que já era", explicou.
A partir das 14h a relação estará completa no site da prefeitura com o nome dos contemplados e a partir do dia 20 outubro começará a fase de entrevistas na sede do Minha Casa Minha Vida no bairro Matadouro, zon a Norte de Teresina As casas começam a ser entregues a partir de janeiro.
Flash de Emanuela Pinto (Direto do Local)
Rayldo Pereira (Da Redação)
rayldopereira@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário