segunda-feira, 23 de abril de 2012

Deputados aprovam proposta de reajuste; professores protestam segunda, 23 de abril de 2012 • 11:22

Por Dulce Mariana Furtado (da Assembleia)
Redação de Cinnara Sales
Fotos: Dantercio Cardoso

Atualizada às 12h


A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou a proposta do Governo do Estado, que institui o piso nacional dos professores no Piauí. Dos 30 deputados, apenas oito votaram contra o projeto que reajusta em 22% o salário dos professores iniciantes e apenas 8% o resto da categoria.


Após a divulgação do resultado da sessão, os manifestantes afirmaram que vão continuar o movimento grevista e prometeram sair em passeata pelas ruas de Teresina.

“Essa proposta não atende em nada a reivindicação dos trabalhadores da Educação. Esse valor vai ser acrescentado somente no vencimento, reduzindo ainda mais o salário [líquido] do professor”, disse o professor Hallysson Ferreira.


Deputados votam proposta de reajuste para professores


O projeto de reajuste salarial para os professores da rede estadual de ensino foi aprovado pelas comissões de Administração, Finanças e Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Piauí. A proposta, que prevê aumento de 22% para categoria, segue agora para votação em plenário.


A reunião nas comissões técnicas da Casa foram realizadas nesta segunda-feira (23) em regime de urgência. Os professores estão em greve há mais de 50 dias, e de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), 80% das escolas estão paralisadas.

O impasse entre o Sindicato e o Governo do Estado é com relação a abrangência da proposta, desde o princípio das manifestações, o executivo propôs reajuste de 22% apenas para os professores em início de carreira e para os demais, acréscimo de apenas 8%. A categoria exige que o benefício seja concedido para todos os educadores.


Os professores acompanham a votação em plenário e se manifestam contra os deputados. Os parlamentares estão tendo dificuldade em continuar a seção, já que os professores a todo momento protesto com vaias e gritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário