terça-feira, 18 de outubro de 2011

Educandário São José está entre as melhores escolas públicas do Piauí

magem: José Bonifácio/GP1Educandário São José(Imagem:José Bonifácio/GP1)EDUCANDÁRIO SÃO JOSÉ: Uma das escolas piauienses com o Ideb mais avançado, segundo o Ministério da Educação O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O último e atual Ideb de 2009 declara a nota do Brasil, sendo 4,6 nos anos iniciais e 4,0 nos anos finais, com mais 3,6 no Ensino Médio. De acordo com essa nota, somos considerados um país com má qualidade de ensino, sendo que a nota meta para um ensino de boa qualidade é 6,0 (seis).

Cada escola adota sua própria estratégia. Existe uma preocupação por parte das redes em se apropriar dos resultados dessas avaliações (SAEB e Prova Brasil) para melhorar seu planejamento e sua prática pedagógica com base no diagnóstico traçado. Melhorando nas avaliações, as escolas estarão automaticamente aumentando seu desempenho.

Imagem: DivulgaçãoProfessor Saulo Nogueira sendo entrevistado pela imprensa local, que ficou surpresa com o desempenho do Educandário São José(Imagem:Divulgação)Professor Saulo Nogueira, entrevistado pela imprensa local, surpresa com o desempenho do Educandário São José
Várias ações foram planejadas pelo MEC e estão em execução com essa exclusiva finalidade. Dentre algumas, incentivos, como o aumento de recursos no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para as escolas que atingirem as metas, além do estabelecimento de convênios com as redes com pior desempenho, por meio da elaboração de um Plano de Ações Articuladas (PAR), onde os gestores se comprometem a promover um conjunto de ações e se responsabilizam pelo alcance das metas.

Em contrapartida, o MEC oferece assessoria técnica e transferências voluntárias. Uma série de outras iniciativas do MEC na área de formação de professores incide na melhoria da qualidade de ensino, o que culmina também no alcance das metas.

Na última sexta-feira (14), em solenidade alusiva ao Dia do Professor (15 de Outubro), no Palácio de Karnak, o governador Wilson Martins e o secretário Átila Lira (Educação) homenagearam professores das escolas com melhor nota em todo o Piauí, no último exame do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), contemplando todos eles com um notebook, que servirá de incentivo a esses abnegados profissionais em Educação.
Imagem: DivulgaçãoProfessor Saulo Nogueira sendo recebido pelo governador Wilson Martins e pelo secretário Átila Lira, da Educação(Imagem:Divulgação)Professor Saulo Nogueira sendo recebido pelo governador Wilson Martins e pelo seu secretário Átila Lira, da Educação
Entre as escolas piauienses com IDEB avançado está o Educandário São José, de Santa Filomena, que se fez representar pelo professor Saulo Pinheiro Nogueira, graduado em Licenciatura Plena em Geografia e pós-graduado em Gestão Ambiental.

Conforme a página do Ministério da Educação, o EDUCANDÁRIO SÃO JOSÉ DA AÇÃO SOCIAL DIVINO CORAÇÃO DE JESUS, de Ensino Fundamental, obteve no IBEB 2009 média de 4,7, superando a do Piauí (4,0), a do Nordeste (3,8) e até mesmo a do Brasil (4,6). Nas metas projetadas, até 2021 o tradicional “Colégio das Freiras” deverá alcançar as seguintes notas: 4.9 (2011), 5.2 (2013), 5.5 (2015), 5.7 (2017), 6.0 (2019) e 6.3 (2021).

Analisando os dados acima, nota-se que não há uma relação direta entre bons salários e melhoria da qualidade de ensino, porque infelizmente os salários dos professores da rede estadual de ensino do Piauí são aviltados, com profissionais reconhecidamente mal pagos, tendo que trabalhar em vários lugares para manter um padrão de vida digno.
Imagem: DivulgaçãoProfessor Saulo Nogueira e o secretário estadual de Educação, deputado federal licenciado Átila Lira(Imagem:Divulgação)Professor Saulo Nogueira e o secretário de Estado da Educação do Piauí, deputado federal licenciado Átila Lira (PTB)
Mas apesar dos governos do Piauí se utilizarem de mão de obra especializada, sem a devida contrapartida do aumento real de vencimentos, o Educandário São José - fundado em 1970, pelas missionárias religiosas Madre Elisabeth, Ir. Helena e Ir. Jesuíta - vem durante mais de 40 anos desenvolvendo um trabalho marcado por disciplina e educação qualidade, num clima de partilha de responsabilidades e de iniciativas capaz de criar e estabelecer valores comuns entre os membros da comunidade escolar.

Isso mostra que o colégio é focado na formação do aluno, no conhecimento histórico acumulado e no ensinar o aluno a pensar. O bom desempenho no Ideb é o resultado natural de uma escola que tem professores com dedicação exclusiva e formação acadêmica sólida, salas de aula com até 30 alunos, uma boa estrutura física e a cumplicidade das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário