sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ibope: 22% dos piauienses revelam não ter interesse em eleição

Faltando poucas semanas para 5 de outubro, a vontade do piauiense em participar das eleições pouco mudou. Mesmo com quase um mês de horário eleitoral gratuito no rádio e televisão, 22% dos eleitores afirmam não ter nenhum interesse no pleito, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (11). 
O percentual de eleitores desinteressados caiu apenas 3% em relação à pesquisa feita no mês de agosto. Enquanto isso, 18% do eleitorado afirma ter muito interesse no pleito, três pontos a mais que no mês passado. 
Na nova pesquisa, 29% dos entrevistados afirmaram ter interesse médio (mesmo número de agosto), enquanto 30% disseram ter pouco interesse (contra 31% do mês passado). Apenas 1% não soube responder.
O desinteresse é maior entre os homens mais jovens, com renda de até um salário mínimo.
A falta de interesse se reflete no percentual de eleitores que não soube responder a pesquisa. Na consulta expontânea para governador, o índice era de 27%. Para senador, chega a 42%. Quando da pesquisa estimulada, os percentuais caem para 14% e 16%, respectivamente. 
Foram ouvidas 812 pessoas em 43 municípios, entre os dias 5 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. 
A pesquisa foi contratada pela TV Rádio Clube de Teresina S/A e registrada na Justiça Eleitoral com o número PI-00127/2014. 
PERGUNTA: Em outubro deste ano, teremos eleições para Presidente, Governador, Senador e Deputados. Gostaria de saber qual o seu interesse pelas eleições que ocorrerão em outubro. O(A) sr(a) diria que tem:
Muito interesse - 18%
Interesse médio - 29%
Pouco interesse - 30%
Nenhum interesse - 22%
Não sabe/não respondeu - 1%
Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com
Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário