segunda-feira, 21 de março de 2011

ISSO AI É O QUE ACONTECE QUANDO SE FECHA ESCOLA

21/03/11, 09:50

Governo aciona Justiça para tirar as 40 famílias da Casa do Estudante

Cerca de 40 famílias de sem-teto invadiram o imóvel onde funcionou Casa do Estudante no sábado pedindo moradia.

Imprimir Governo aciona Justiça para tirar as 40 famílias da Casa do Estudante Imprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+

O secretário estadual de Educação Átila Lira confirmou ao CidadeVerde.com que já entrou com o pedido de reintegração de posse do prédio da antiga Casa do Estudante, localizado na avenida José dos Santos e Silva, no centro da capital. Cerca de 40 famílias de sem-teto e de áreas de risco invadiram o imóvel no último sábado (19), reivindicando moradia.
Fotos: Thiago Amaral/CidadeVerde.com


Segundo Lira, a Unidade Escolar Miguel Borges deixou de ser escola em 2008 e a secretaria de educação nessa época cedeu as instalações para a Casa do Estudante. Em 2010 os estudantes deixaram o local. “Fiz a recuperação do prédio para instalar o programa de educação profissional e inclusão social do movimento MP3, uma organização social que trabalha com recuperação de jovens”, descreve o secretário.

Dentre os cursos a serem ministrados está o de manutenção de computadores.

“A secretaria de educação através da área jurídica do estado entrou com ação de reintegração de posse,  que deve ocorrer nos próximos dias”, pontua Átila Lira.
CoberturaOs moradores  que ocuparam a antiga Casa do Estudante são de vários pontos da capital como Parque Bom Futuro, Vila Frei Damião, entre outras regiões do Dirceu Arcoverde e Parque Jurema. A maioria vivia de favor ou áreas de risco. No local há cerca de 20 crianças e também idosos.


A coordenadora do movimento Amanda Almeida, do MLB, garantiu que só sairão do local quando garantirem uma habitação. “Vamos ficar até o governo encontrar uma solução. Não temos moradia e esta é a forma de pressionar o governo”, diz.



Entre os ocupantes está a dona-de-casa Maria Hosana Mendes, de 37 anos. Ela morava com outros cinco familiares em uma residência cedida por amigos. Ela afirma que já tentou conseguir casa através de projetos sociais mas nunca conseguiu.



Uma comissão dos estudantes procurará hoje a Seduc e ADH.



Flash de Yala Sena
Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário