sábado, 12 de março de 2016

Mais de 300 residências produzem a própria energia no Piauí, diz secretário da Mineração

O secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luiz Coelho, informou que, atualmente, mais de 300 residências já estão atuando com a micro ou miniprodução de energia solar no Piauí.  Para incentivar a produção, o Ministério de Minas e Energia continua comprando o excedente das famílias. 
“A ideia é ampliar essa ação. Fazer com que o cidadão comum produza a própria energia. Antigamente, era caro esse tipo de produção porque não tinha estímulo, mas agora o Governo oferece isenções. Esse é o grande negócio porque a família produz a própria energia, e  o Governo compra o excesso. Isso equilibra a rede e estimula ainda mais a produção. Hoje já temos mais de 300 residências. Dentre elas, pontos de comércio e postos de gasolina”, disse o secretário. 
Ele acrescentou que, além de ser uma fonte de energia limpa e sustentável, a produção de energia solar também é mais econômica para a família. Luiz Coelho exemplificou com a rotina de um empresário local: “ele pagava cerca de R$2 mil na conta de energia e agora está pagando em torno de R$400”. 
O secretário explicou que a produção de energia solar possui duas maneiras: nas fazendas solares e nas residências. “Nas residências, as famílias usam o próprio teto. Não precisa furar e quebrar nenhuma parede. Ele só precisa instalar o medidor e o conversor para o dia. A noite ele pode usar a energia do sistema convencional distribuída pela Eletrobrás”, disse.  Em Teresina, seis empresas estão atuando na instalação dos medidores e conversores. Os interessados podem procuram a sede da Secretaria Estadual de Mineração, Petróleio e Energias Renovaveis para esclarecer dúvidas e conhecer os procedimentos. 
Fazenda Solares
Uma equipe especializada na produção de energia solar, no próximo dia 15, irão visitar os terrenos de Guadalupe e da região litorânea. “A finalidade é instalar placas solares para produção de energia. Essa energia será usada nos tabuleiros litorâneos para diminuir os gastos com energia. Se você oferece uma energia barata e limpa, o produto final sai muito mais barato”. 
Mineração
Com relação à exportação de minério de ferro no Piauí, o secretário comentou que aguarda a conclusão das obras da ferrovia.  “Hoje a pergunta não é se no Piauí tem minério, a pergunta é quando a ferrovia estará pronta porque para escoar minério de ferro é preciso da ferrovia para levar até os portos. A Ferrovia em Paulista já está entrando no Estado por Elizeu Martins, que está parada porque outra empresa vai reassumir a obra. Então, queremos que ela assuma o quanto antes para acelerar a obra. A ferrovia em Paulistana já avançou bem”, explicou. 


Carlienne Carpaso
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário