terça-feira, 27 de outubro de 2015

Servidores fazem ato no Karnak contra atos do governo

A categoria alega que o Governo do Estado não cumpriu o acordo de enquadramento dos servidores
Autor: Mírian Gomes
Créditos: Gabriel Torres/CTAto ao lado do Palácio de KarnakAto ao lado do Palácio de Karnak
Os servidores públicos estaduais realizaram na manhã desta terça-feira(27) manifestação ao lado do palácio de Karnak. O ato foi realizado pelos sindicatos dos trabalhadores em educação (Sinte), com o apoio do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais servidores que se manifestam contra o aumento de 15% no valor do Plamta e de 50% nos descontos referentes à utilização dos serviços médicos de urgência. A categoria alega também que o Governo do Estado não cumpriu o acordo de enquadramento dos servidores.
Ato foi realizado ao lado do Palácio de Karnak. Foto: Gabriel Torres/CT
“Estamos nos manifestando contra os atos administrativos deste governo, que até o momento não tem cumprido com nenhum compromisso assumido”, argumentou o diretor do Sinte-Pi, João Correia. “Primeiro que não cumpriu o reajuste de 13%, pois reajustou 9%, e teria de reajustar agora esse mês mais 2%, mas não cumpriu o desse mês e nem sinalizou quando vai dar esse reajuste”, detalhou o diretor, que lembrou ainda do último reajuste do acordo, de 2%, que deve ser feito em dezembro deste ano.
Ato foi realizado ao lado do Palácio de Karnak. Foto: Gabriel Torres/CT
Greve 
A categoria fez paralização em abril e maio, ocasião em que o governo fez o acordo com os servidores de realizar o reajuste de 13% em três etapas: 9%, já cumpridos, 2% em outubro e os últimos 2% em dezembro.
João Correia, diretor do Sinte-PI. Foto: Gabriel Torres/CT
Plamta e Iaspi
Na manhã desta segunda-feira (26) governador Wellington Dias autorizou redução no reajuste previsto para as mensalidades do Plamta e no percentual de coparticipação do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí (Iaspi-Saúde). A decisão foi tomada com base em proposta elaborada pelo secretário de Governo, Merlong Solano, e pela diretora-presidente do Iaspi, Daniele Aita, após reunião com sindicatos de servidores do Estado.
Secretário de Governo, Merlong Solano, negociou alterações com sindicatos dos servidores (Foto:Aline Medeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário